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O Campo Disciplinar Do Patrimônio

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Por:   •  10/3/2015  •  6.110 Palavras (25 Páginas)  •  217 Visualizações

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PATRIMÔNIO CULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA DE APRENDIZADO VIVENCIAL

Michele M. Prado – micheleprado@uol.com.br UNIVIX- Faculdade Brasileira, Coordenação de Arquitetura e Urbanismo Rua José Alves, 301 – Goiabeiras CEP: 29075-080 – Vitória – Espírito Santo Viviane L. Pimentel – pimentel.v@uol.com.br

Resumo: A inclusão da disciplina ‘Patrimônio Histórico’ no currículo do curso de Arquitetura, nos anos 1980 reflete a crescente preocupação da sociedade diante da destruição do patrimônio memorial no Brasil. No currículo da UNIVIX, a matéria relativa ao patrimônio cultural é abordada em dois períodos subseqüentes: no primeiro o aluno tem contato com conceitos gerais sobre a preservação do patrimônio cultural e de seus valores; no segundo consolidam-se os conhecimentos apreendidos mediante a elaboração de um projeto de intervenção no objeto arquitetônico. Em ambos estabeleceu-se uma metodologia para a disciplina através da qual o aluno interage intimamente com a história da cidade vivenciando o lugar onde essa se desenrolou, conciliando teoria, atividades práticas e lúdicas, e fortalecendo a relação de identidade aluno-cidade.

Palavras-chave: Aprendizado vivencial, Experimentações metodológicas, Preservação, Metodologia de ensino.

1 INTRODUÇÃO

A inclusão da disciplina ‘Patrimônio Histórico’ no currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo, na década de 1980, reflete a transformação do olhar da sociedade sobre a memória edificada no Brasil. Em conformidade com as recomendações constantes nos Compromissos de Brasília e de Salvador, documentos gerados pelos dois Encontros de Governadores realizados no Brasil na década de 1970, as medidas para consolidação de uma política patrimonial perpassam pelo aprendizado específico das relações do futuro profissional arquiteto com o objeto memorial arquitetônico visando remediar, naquele momento, a carência da mão-de-obra especializada nesse campo. Embora integrando o currículo pleno dos cursos de Arquitetura, a oferta da disciplina como matéria optativa, atitude então adotada pela grande maioria das instituições de ensino superior, demonstrou o papel secundário a ela destinado durante certo tempo. Apenas na década de 1990 a disciplina assume o caráter de matéria obrigatória, acompanhando a crescente preocupação da sociedade diante da sistemática destruição do patrimônio memorial gerada pelas implicações negativas do intenso desenvolvimento das cidades. Considerada a relativa juventude da disciplina no currículo dos cursos de Arquitetura, faz-se notar que o

XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE 2007 1F10 - 2

debate acerca dos métodos e meios de apresentar e introduzir os alunos no universo do conhecimento da preservação do patrimônio é ainda bastante incipiente, estando frequentemente ausente da programação dos congressos e seminários nacionais na área de Conservação e Restauração do Patrimônio Histórico. Portanto, na discussão do ensino da Arquitetura, o estabelecimento de metodologias de ensino-aprendizagem voltadas para esse campo encontra-se em bases bastante empíricas. Ainda que pese a escassez de referencial sobre experiências metodológicas específicas do campo da preservação do patrimônio arquitetônico, no currículo pleno da UNIVIX – Faculdade Brasileira, instituição de ensino superior situada em Vitória (ES), a matéria relativa ao patrimônio cultural edificado é abordada como disciplina obrigatória sob a denominação de “Técnicas Retrospectivas”, em dois períodos subseqüentes, pressupondo dois momentos: no primeiro semestre se estabelece o contato do aluno com conceitos gerais sobre patrimônio cultural e a preservação de seus valores; no segundo semestre consolidam-se os conhecimentos apreendidos mediante a elaboração de um projeto de intervenção no objeto arquitetônico. Em ambos, o eixo central pelo qual percorre todo o processo de aprendizagem é a busca da interação do aluno com a realidade histórica e social da cidade em que vive, estimulando-o a reconhecer seus atributos históricos e correlacioná-los com os conteúdos teóricos disciplinares adquiridos na sala de aula. O patrimônio arquitetônico e urbanístico de uma cidade pode ser considerado um desses atributos histórico-sociais, sendo um dos principais instrumentos para o estudo da evolução urbana, uma vez que estimula o reconhecimento de fatos e referências do passado e sua contraposição com o presente, numa constante releitura das transformações sofridas – sejam elas de natureza física, econômica, cotidiana – as quais resultaram na conformação do espaço e contexto atuais. Essa noção já foi anteriormente enunciada por Aldo Rossi , o qual expôs que a cidade é composta por um conjunto de fatos construídos que permite estudá-la a partir de sua própria estrutura espacial. Esse autor afirma que existe um método histórico de compreensão do processo urbano que parte do pressuposto que a cidade nasce de diversos momentos de formação, os quais tomam características particulares em função das “forças” que se aplicam a mesma (ROSSI, 1998). De acordo com tal idéia, a construção da cidade deixa de ser unicamente uma resposta a necessidades e agrega também os valores da sociedade. Sem dúvida a arquitetura e o traçado são um registro físico da linguagem não verbal da cidade, e portadores de significados que designam e dão concretude à urbe. Se essa, assim como um texto, expressa idéias, fatos e intenções, é possível não só apreender suas formas e aspectos simbólicos, mas também descobrir as formas de pensamento que ali estão representadas, marcadas sobre seus muros, e as quais são importantes para a valoração da identidade cultural de seu povo. A percepção e descoberta dessas formas de pensamentos e valores memoriais atribuídos à forma física da cidade é, em última instância, o objeto central da disciplina Técnicas Retrospectivas da UNIVIX.

2 METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TÉCNICAS RETROSPECTIVAS

No primeiro semestre do ano letivo, a disciplina Técnicas Retrospectivas I tem como objetivos gerais apresentar aos alunos conceitos básicos relativos ao Patrimônio Cultural; o desenvolvimento da política de preservação dos bens culturais, especialmente no Brasil; bem como o conhecimento dos instrumentos legais de preservação, analisando exemplos de intervenções em monumentos isolados e conjuntos urbanos do acervo patrimonial do local e nacional. Como objetivos específicos, visa proporcionar aos estudantes a fundamentação teórica sobre

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