TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional é Visto Como Um Diferencial Competitivo Para As Organizações?

Artigos Científicos: O Comportamento Organizacional é Visto Como Um Diferencial Competitivo Para As Organizações?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  4.809 Palavras (20 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 20

Aysllan

Everton

Lucas Miguel

Vanderlei

O comportamento organizacional é visto como um diferencial competitivo para as organizações?

Santos Dumont

2014

Aysllan

Everton

Lucas Miguel

Vanderlei

O Comportamento Organizacional é Visto como um Diferencial competitivo para as Organizações?

Trabalho apresentado à disciplina de Comportamento Organizacional do curso de administração da Faculdade de Ciências Gerenciais de Santo Dumont. Orientadora: Profª Nice Helena.

Santos Dumont

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 EVOLUÇÕES HISTÓRICAS DA ADMINISTRAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

6

1.1 Origem da Administração 6

1.2 Abordagem da Administração Cientifica 6

1.3 Abordagem Humanística da Administração 7

1.4 Abordagem comportamental nas organizações 10

1.5 Desenvolvimento Organizacionais 13

1.6 Abordagem das Organizações contemporânea vista como sistema de aprendizagem 13

2 ANALISE E DISCURSÂO 14

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

RELATÓRIO DE COMPROMETIMENTO DA EQUIPE 15

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 16

INTRODUÇÃO

As organizações são formadas por vários grupos de pessoas que tem perfis diferentes. Os comportamentos das pessoas dentro da organização podem interferir no seu desempenho em busca do seu objetivo, pois algumas pessoas têm seu melhor desempenho trabalhando sozinha e outras já conseguem trabalhar melhor em equipe. Existem várias definições para comportamento organizacional, cada autor tem uma opinião, mas todas nos levam entender que comportamento organizacional é o estudo dinâmico sobre as organizações e como os indivíduos e os grupos se comportam dentro delas.

Chiavenato (1999, p.304), define que o comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

Para Maximiliano (2000, p.243 e 244), o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para a administração das organizações, tendo por base o conhecimento sobre o comportamento das pessoas, comoindivíduos e membrosde grupos.

Esta abordagem tem como objetivo analisar o artigo: O Comportamento Organizacional é visto como um Diferencial Competitivo para a Organização?

Que tem como seus autores o senhor Celso Antônio Mariani e o senhor Luiz Henry Monken e Silva, que através de pesquisa bibliográfica produziram este artigo.

A evolução da administração se deu junto com a mudança do comportamento dos indivíduos dentro das organizações. Podemos observar que desde sua origem a administração teve seus grandes feitos quando se realizou trabalho em grupos, desde a criação das pirâmides pelos egípcios em 800 anos a. C. até a revolução industrial em 1914 quando se teve seu fim. Até nos dias de hoje conseguimos observa que todos que trabalham em equipe conseguem alcançar seus objetivos com mais facilidade e que todos os grandes sucessos alcançados no passado foram por meio do trabalho em equipe.

No século xx surge Taylor tentando demonstrar através da administração cientifica que para as empresas alcançarem seus objetivos ela deveria concentrar nas tarefas de produção e aumentar a eficiência dos seus funcionários, tentando motivá-los com incentivos financeiros. Além disso, tentou padronizar as tarefas, criando um tempo-padrão para cada uma delas com intuito de alcançar seu objetivo que era produção máxima e custo mínimo.

A partir de 1927 nasceu uma nova teoria criada por Elton GerogeMayo, que tratava das relações entre as pessoas, essa teoria ganhou o nome de teoria das relações humanas. Essa teoria defendia que as pessoas tinham sentimento e que não eram maquinas. Que precisavam de segurança, de afeto, aprovação social, prestigio e auto realização. Além disso, defendia o desenvolvimento das chamadas ciências humanas principalmente a psicologia e a sociologia.

Já na década de 1950 surgiu a teoria comportamental nas organizações, que visava o comportamento das pessoas dentro da organização. Tentando explicar o comportamento das pessoas dentro das organizações Frederick e McGregor criaram suas teorias. McGregor criou a teoria x e a tória y, a onde a teoria x tratava o homem como ponto negativo dentro da empresa e a teoria y tratava como um ponto forte. Frederick Herzberg criou a teoria dos dois fatores na qual ele fala que existem dois fatores que interferem no homem, o primeiro são fatores motivacionais e o segundo são os fatores higiênicos. A partir dessas teorias pode-se concluir que as pessoas são motivadas pelas suas necessidades humanas.

Abordagem dos sistemas abertos ou teoria do desenvolvimento organizacional, da ênfase a relação entre a estrutura da organização e o meio que lhe dá suporte. O desenvolvimento organizacional é um processo planejado de mudança que visa melhorar a eficiência, a eficácia e a saúde da organização, através de intervenções nos seus sistemas técnicos e humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com