TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto

Trabalho Escolar: O Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDARAL DO PARÁ

CAMPUS BRAGANÇA

CURSO TECNICO EM EDIFICAÇÕES – SUBSEQUENTE

DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONTRUÇÃO

O CONCRETO

BRAGANÇA – PÁ, OUTUBRO DE 2012

O CONCRETO

1.1 INTRODUÇÃO

A pedra é utilizada nas construções desde a antiguidade. Egípcios, gregos e romanos a utilizaram largamente como material de construção em obras que até hoje são monumentos como as pirâmides egípcias os templos gregos e os arcos romanos.

Porém o emprego do concreto armado é bem mais recente, cerca de pouco mais de um século.

Um material de construção deve apresentar duas qualidades principais: resistência e durabilidade.

A pedra tem durabilidade muito grande, praticamente ilimitada, e oferece elevada resistência aos esforços de compressão, mas apresenta baixa resistência à tração.

A madeira e o aço, materiais muito utilizados na construção, apresentam deficiências particulares. A madeira tem baixa resistência à tração e à compressão e o aço, apesar da excelente resistência a estes esforços, está sujeito a deteriorar-se com o tempo.

Pode-se imaginar que o concreto tenha surgido do desejo de gerar-se um tipo de material de construção que, utilizando uma pedra artificial, apresentasse a durabilidade da pedra natural, tivesse a vantagem de ser fundido nas dimensões desejadas e, associado ao aço com sua alta resistência, aumentasse a sua durabilidade.

1.2 CONCEITO

Segundo o Dicionário Aurélio, é a mistura em proporções pré-fixadas de um aglutinante (cimento) com água e um agregado constituído de areia e pedra, de sorte que venha a formar uma massa compacta, de consistência plástica, e que endurece com o tempo.

É um material composto que consiste, essencialmente, de um meio contínuo aglomerante, dentro do qual estão mergulhados partículas ou fragmentos de agregados (Mehta e Monteiro).

É a mistura íntima e proporcional entre aglomerante, agregados graúdo e miúdo e água.

1.3 EVOLUÇÃO

Os gregos e romanos dominaram com propriedade a tecnologia da cal, fabricando o primeiro concreto da história, misturando-o com a água, areia e fragmentos de pedras. Neste período da humanidade, estas civilizações descobriram as pozolanas, tendo sido as mesmas adicionadas ao concreto com objetivo de melhorar a durabilidade destes materiais em contato com a Os gregos e romanos dominaram com propriedade a tecnologia da cal, fabricando o água.

Na idade média ocorreu um declínio geral, tanto na qualidade quanto no uso dos cimentos, registrando-se um avanço da tecnologia deste material só a partir do século XVIII.

John Smeaton, responsável pela construção do farol de Eddystone, em 1756, descobriu ao acaso que se obtinha uma melhor argamassa misturando pozolana a um calcário com elevado teor de argila. A partir desta data ocorreu um desenvolvimento crescente dos cimentos hidráulicos, culminando com a patente do Cimento Portland, em 1824, por John Aspdin.

Em 1940, novo avanço foi obtido na tecnologia do concreto de cimento portland, com o descobrimento e emprego dos aditivos redutores de água (lignossulfonados). A partir dos anos 60 começou a ser utilizado os primeiros superplastificantes, sendo inicialmente usados apenas como fluidificantes.

Só a partir da década de 80 o uso de aditivos superplastificantes foi disseminado, passando a ser usado como aditivos redutores de alto desempenho, permitindo o emprego de concretos com relação água cimento nunca imaginado antes.

Em paralelo ao emprego dos superplastificantes na década de 80, começou a ser adicionado ao concreto a sílica ativa, permitindo se obter concretos trabalháveis com resistências cada vez maiores, sendo os mesmos denominados de Concretos de Alta resistência (CAR);

No início da década de 90 surge o conceito de Concreto de Alto Desempenho (CAD), onde o desempenho não inclui apenas a resistência, mas também os aspectos relacionados com a durabilidade.

1.4 – TIPOS DE CONCRETO

1.5 – CONCRETO SIMPLES

É a rocha artificial obtida a partir da mistura, e posterior endurecimento, de um aglomerante (normalmente cimento portland), água, agregado miúdo (areia quartzoza), agregado graúdo (brita), podendo conter ou não aditivos químicos.

1.6 – CONCRETO ARMADO

É o material resultante da conveniente união do concreto simples com o aço de baixo teor de carbono, tratando – de um material de construção composto. Admite – se que exista perfeita aderência entre esses dois materiais, de forma a trabalharem solidariamente sob as diferentes ações que atuam nas construções de um modo geral.

2.0 – PROPRIEDADES

2.1 – PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO.

2.2 – TRABALHABILIDADE

Propriedade do concreto fresco que identifica sua maior ou menor aptidão a ser empregado em determinada finalidade, sem perda de sua homogeneidade.

2.3 – EXSUDAÇÃO

É a tendência da água de amassamento vir à superfície do concreto ao ser transportado ou recém – lançado.

2.4 – MASSA EXPECÍFICA

A massa especifica do concreto normalmente utilizada e a massa da unidade de volumes incluindo os vazios. Essa massa Vaira entre 2300 e 2500 kg/m³, sendo que o primeiro valor e utilizado para o concreto simples e segundo para o concreto armado.

2.0.1 – PROPRIEDADES DO CONCRETO ENDURECIDO

2.0.2 – RESISTENCIA AOS ESFORÇOS MECANICOS

Os principais fatores que influenciam a resistência mecânica do concreto são: a relação água/ cimento; idade; forma e granulométria dos agregados; tipo de cimento; formato e dimensão dos corpos de prova;velocidade de aplicação da carga de ensaio; duração da carga e retração.

2.0.3 – PERMEABILIDADE E ABSORÇÃO

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com