TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Em Que As Empresas Operam

Pesquisas Acadêmicas: O Contexto Em Que As Empresas Operam. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  2.649 Visualizações

Página 1 de 5

O Contexto em que as Empresas operam

Ambiente

Trata do ambiente, das competências essenciais, da tecnologia e da estratégia empresarial para dar uma idéia de como as empresas operam e se comportam em um mundo de negócios extremamente mutável, dinâmico e competitivo.

Para conhecer uma empresa, é preciso compreender também o contexto no qual ela está inserida. O ambiente representa todo o universo que envolve extremamente a empresa; é tudo aquilo situado fora dela. O ambiente é a própria sociedade que, por sua vez, é constituída de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, agências reguladoras etc. As empresas não vivem no vácuo, não estão isoladas nem são totalmente auto-suficientes, mas funcionam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer. Do ambiente as empresas obtêm recursos e informações necessários para subsistência e funcionamento e no ambiente elas colocam os resultados de suas operações.

Conforme o ambiente muda, e ele está sempre passando por mudanças e transformações todo o quadro habitual das operações das empresas é tremendamente influenciado, haja vista as condições ambientais externas às empresas contribuírem fortemente para o que sucede dentro delas.

Se essa adaptação é conseguida e os objetivos são alcançados, então a empresa será considerada eficaz e terá condições de sobrevivência e crescimento. Para tanto, o resultado proveniente de seus produtos e serviços deve ser maior do que o volume despendido na obtenção e na aplicação dos recursos e competências.

As empresas bem sucedidas, em geral, apresentam as seguintes características:

Elas são lucrativas, isto é, geram riqueza.

Alcançam longevidade, ou seja, duram muito tempo.

São saudáveis, pois não têm conflitos duradouros.

São inovadoras: têm imaginação e criatividade.

São flexíveis: têm elevada flexibilidade e capacidade de ajustamento.

São admiradas, por que inspiram as outras.

Têm identidade própria, ou seja, uma cultura especial.

São os melhores lugares para se trabalhar.

Produzem retorno para todos os stakeholders.

Tecnologia

Estamos entrando em uma nova era de tecnologias de comunicação digitais e do comércio cultural. De fato, os dois juntos, criam um novo e poderoso paradigma econômico. Uma parte cada vez maior de nossas vidas diárias já é mediada pelos novos canais digitais de expressão humana. E, uma vez que a comunicação é o meio pelo qual os seres humanos encontram significado comum e partilham o mundo por eles criado, transformar todas as formas de comunicações digitais em commodity é um processo paralelo à transformar em commodity muitos relacionamentos que compõem a experiência vivida – a vida cultural do indivíduo e da comunidade. Depois de milhares de anos de existência em um âmbito semi-independente, às vezes tocado pelo mercado, mas nunca absorvido por ele, a cultura – a experiência humana compartilhada – agora está sendo arrastada para o âmbito econômico, graças ao domínio que as novas tecnologias de comunicação estão começando a ter na vida diária. Em uma economia global cada vez mais dominada por uma grade de comunicações eletrônicas comerciais e por todo tipo de produção e commodity cultural, assegurar o acesso ás próprias experiências vividas torna-se tão importante quanto foi adquirir propriedades em uma época dominada pela produção de bens industriais.

Estratégia

A Administração Estratégica é, atualmente, uma das disciplinas do campo da administração de maior destaque e relevância, pela produção científica e também pelo número de consultorias organizacionais. Qualquer organização, conscientemente ou não, adota uma estratégia, considerando-se que a não adoção deliberada de estratégia por uma organização pode ser entendida como uma estratégia. Além disso, a importância maior da AE está no fato de se constituir em um conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores de uma organização mantê-la integrada ao seu ambiente e no curso correto de desenvolvimento, assegurando-lhe atingir seus objetivos e sua missão.

A estratégia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com