TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle do Tabagismo

Por:   •  5/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

CELER FACULDADES

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACISA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

SABRINA VANZELLA

O CONTROLE DO TABAGISMO NO MUNICIPIO DE QUILOMBO - SC

Xaxim – SC

Maio, 2015.


SABRINA VANZELLA

O CONTROLE DO TAGAGISMO NO MUNICIPIO DE QUILOMBO - SC

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado como requisito para obtenção do Título de Bacharel em Biomedicina, através do Curso de Graduação em Biomedicina pela Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas – FACISA.

Orientador: Prof.

Xaxim – SC

Maio, 2015.


SUMÁRIO

1. TEMA E PROBLEMA        3

2. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS        3

2.1 OBJETIVOS GERAL        3

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS        3

3. QUESTÕES DE PESQUISA        4

4. JUSTIFICATIVA        5

5. REVISÃO DA LITERATURA        5

6. METODOLOGIA        6

7. CRONOGRAMA        6

8. ORÇAMENTO        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

ANEXOS        8

        


1. TEMA E PROBLEMA

O tabagismo é um vicio que acomete muitas pessoas no mundo todo a cada dia que passa, é o hábito adquirido por uma pessoa. Este por sua vez além de ser prejudicial à saúde também é sem duvida um grande fator que impede a qualidade de vida de quem dele é viciado. E sendo este o gerador de doenças para o organismo humano e ao meio ambiente com a poluição que o mesmo gera com a fumaça extraída a cada vez que o fumante realiza o ato de fumar, sendo assim o tabagismo é reconhecido como uma doença causada pela dependência de uma droga chamada nicotina.

Existem dois tipos de fumantes, o fumante ativo e o fumante passivo. O primeiro seria o fumante ativo que é aquele que faz uso regular e contínuo de cigarro. O outro tipo é o fumante passivo que é aquele que frequenta ambiente poluído com substâncias da fumaça do cigarro.

O tabagismo não faz mal só para o fumante, também existe perigo para quem está respirando a fumaça passivamente. Estudos apontam que a chance de um fumante passivo desenvolver doenças respiratórias e câncer é 30% maior, em comparação com quem não entra contato com a fumaça do cigarro.  Além do câncer de pulmão o cigarro causa ainda uma série de doenças como: câncer de boca, câncer de laringe, câncer de estômago, leucemia, infarto do miocárdio, enfisema nos pulmões, impotência sexual, bronquite, redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes como fumantes passivos), catarata, aneorismo arterial, renite alérgica, ulcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, entre outras.

O tabagismo é o grande causador de milhões de mortes de pessoas todos os anos devido as doenças desencadeadas por milhares de substâncias nocivas à saúde presentes no mesmo, ou seja, quanto maior o tempo de vício, maiores as chances do fumante desenvolver uma doença. A influência do combate vai de encontro com a qualidade de vida de cada pessoa, mas neste caso vale ressaltar principalmente os portadores do tabagismo que necessitam de um apoio e suporte clinico, não deixando para traz a importância que a qualidade de vida destas pessoas faz a diferença no andamento de um tratamento bem realizado em conjunto com uma equipe multiprofissional.

Estas questões muitas vezes é a porta de entrada e maneira exata de se fazer um bom trabalho de combate e conscientização aos portadores que não encontram soluções exatas para este mal que tanto os prejudicam e atrapalham a sua vida e saúde, residentes no município de Quilombo SC.

Além de ser um caso grave de saúde pública, o tabagismo também afeta diretamente o planeta. As pontas de cigarro representam de 25% a 50% o número de todo o lixo recolhido nas ruas e rodovias, 25% de todos os incêndios são causados por pontas de cigarros acesas.

Isto posto, percebemos a importância da divulgação dos problemas que o tabaco causa, pois o tabaco não é um problema somente para o usuário e sim um problema social que envolve desde a pessoa que esta caminhando na rua ao lado do usuário até a poluição do meio ambiente, e que o filtro do cigarro demora até 10 anos para se decompor na natureza.

2. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS

2.1 OBJETIVOS GERAL

  • Investigar o processo do controle ao combate de tabagismo no município de Quilombo.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

  1. Identificar o combate do tabagismo no município de Quilombo.
  2. Descrever quais são as dificuldades em combater o tabagismo.
  3. Avaliar os benefícios que o tratamento proporciona ao dependente.

3. QUESTÕES DE PESQUISA

  1. Como é feito o combate/tratamento do tabagismo no município de Quilombo?
  2. Quais são dificuldades no combate do tabagismo no município de Quilombo?
  3. Quais são os benefícios no tratamento do tabagismo no município de Quilombo?

4. JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa em termos teóricos será realizada para entender se há divergências entre a prática e a teoria no combate do tabagismo no município de Quilombo. Visando a possibilidade de maior contato com a população, além de contribuir positivamente para a construção do conhecimento sobre o assunto. Torna-se fundamental para a conscientização e para a adesão da população em relação ao controle e combate do tabagismo. .Embora este seja de caráter abrangedor e ao mesmo tempo em que se diz respeito á saúde pulmonar e metabólica do ser humano, estas questões requerem muito entendimento e persistência quanto às consequências do devido controle do tabagismo no município de quilombo sc, e de como se deve lidar com uma situação delicada dessas e que necessita de muita ajuda e atenção por parte de uma equipe multiprofissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com