TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Cavalhada – POA

Serviço Social – I Semestre

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Leitura e Produção de Texto

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Karina Torres Garcia - 2803873395

Kátia Jaqueline Sassi - 2816746081

Thamires Santana de Bastos - 2856167669

Desafio Profissional

Tutoras: Ireny SorgePerrreira do Nascimento

Juscilene Galdino da Silva

Porto Alegre, 25 de maio de 2015

Karina Torres Garcia - 2803873395

Kátia Jaqueline Sassi - 2816746081

Thamires Santana de Bastos - 2856167669

Sistema de informação, comunicação e

Armazenamento de dados

Desafio Profissional II bimestre

Porto Alegre

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 justificativa 7

3 Objetivo Geral 8

4 objetivos específicos 9

5 Resultados esperados 10

6 bibliografia 11

INTRODUÇÃO

Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e a oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas areas de vulnerabilidade e riscos social dos municípios e DF.

Além da oferta de serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede Assistência Social Básica promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

As orientações da NOB-RH/SUAS quanto à composição da equipe de referência do CRAS seja composto por servidores públicos efetivos, isto se dá pela necessidade de que a equipe de referência tenha uma baixa rotatividade de modo a garantir a continua eficácia e efetividade dos programas, serviços e projetos ofertados pelo CRAS. Quando necessário a substituição do quadro profissional ocorra de forma gradativa e qualificativa, aceitando-se também equipe de apoio quanto ao quadro de terceirizados e estagiários.

O CRAS deve contar com uma equipe mínima, responsável pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social Básica. A composição da equipe varia de acordo com o porto do

município como prevê a NOB-RH.

Funcionalidade Profissional:

Recepção e acolhimento das famílias em situação de vulnerabilidade social;

Apresentação dos procedimentos profissionais oferecidos pelo CRAS relacionados às demandas de proteção social de Assistência Social;

Produção e sistematização de informações e dados que auxiliam a construção de indicadores e índices territorializados em situações de vulnerabilidade e riscos sócias das famílias e pessoas em diferentes ciclos de vida. Identificação dos beneficiários nos programas sociais;

Acompanhamento familiar: em grupos de convivência, nos serviços socioeducativo. Identificação e acompanhamento de beneficiários do bolsa familiar que estão irregulares ou em desconformidade com os regulamentos do BPC;

Proteção pró-ativa por meio de visitas as famílias que estejam em situação de maior vulnerabilidade;

Avaliação e inserção dos possíveis beneficiários do PBF, Cade Único, e do BPC e, identificação de possíveis necessidades de outros serviços sociais, como documentação civil e benefícios do INSS;

Produção e divulgação de programas, projetos e serviços socioassistenciais do SUAS, desenvolvidos pelo CRAS;

Avaliação de revisão dos cadastros do PBF, BPC e demais benefícios.

Atividades desenvolvidas pelo CRAS

CADASTRO ÚNICO – Registro de informações que serve de referencia para a participação em programas sociais de concessão de benefícios tais como Bolsa Família, PETI, Projovem, Tarifa Social – Energia Elétrica, carteira do idoso, Transporte interestadual.

ATENDIMENTO SOCIAL – Acolhida e entrevistas; visitas domiciliares; concessão de benefícios eventuais; elaboração do plano de ação de cada família; acompanhamento das famílias com prioridade as beneficiarias dos programas de transferência de renda; busca ativa das famílias prioritárias nos serviços e articulação/encaminhamentos para a rede socioassistencial.

CONVIVENCIA SOCIAL E FORTALECIMENTO DE VINCULOS FAMILIARES E COMUNITARIOS – Para crianças e adolescentes, jovens, adultos e familiares, pessoas idosas e lideranças comunitárias.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Ações de capitação para o desenvolvimento pessoal e ampliação das oportunidades de geração de trabalho e renda, desenvolvido no CRAS ou em outros centros de qualificação profissional oferecidos pelos parceiros conveniados.

OUTROS SERVIÇOS E PROJETOS COMPLEMENTARES – Grupos específicos, como crianças e jovens participam de projetos realizados em parceria com órgãos governamentais ou não envolvendo a participação da comunidade.

Tarefas do Assistente Social no CRAS

Acolhida, oferta de informações e realização de encaminhamentos as famílias usuárias do CRAS;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com