TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Da Administração

Ensaios: O Desenvolvimento Da Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

O desenvolvimento da administração até o inicio do século vinte foi lento, começou realmente a se desenvolver com muitas inovações a partir deste século e atualmente na maioria dos países desenvolvidos tem a sociedade organizada de modo que as obrigações sociais são confiadas a organizações (como indústrias, universidades, escolas, hospitais exercito, serviços sociais) e se tornam mais eficientes, pois são administradas por grupos diretivos.

A filosofia influenciou enormemente a administração, isso desde a antiguidade. O filosofo grego Sócrates (470 a.C.- 399 a.C.) coloca seu ponto de vista em sua discussão com Nicomaquides “Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, que tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa de punir os maus e honrar os bons? Portanto Nicomaquides, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres...”

Platão (429 a.C.- 347 a.C) discípulo de Sócrates, em sua obra a República, deixa sua opinião sobre a forma democrática de governo e administração dos negócios públicos, uma vez que se preocupava bastante com os problemas políticos persistentes no desenvolvimento social e cultural.

Aristóteles (384 a.C-322 a.C) filósofo, discípulo de Platão, também teve suas contribuições, e no seu livro Política, no qual estuda sobre a organização do estado, ele distingue três formas de administração pública:

“Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania).”

“Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia).”

“Democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).”

Muito mais adiante temos Francis Bacon (1561-1626) que se antecipou ao principio que em administração é conhecido como “princípio da prevalência do principal sobre o acessório”. René Descartes (1596-1650) criador do método cartesiano no qual muitos princípios da moderna administração estão contidos nos princípios cartesianos. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) que criou a teoria do contrato social e Karl Marx (1818-1883) que junto com Friedrich Engels (1820-1895) propõem uma teoria da origem econômica do estado, afirmando que todo fenômeno é produto das relações econômicas entre os homens.

A igreja católica também participou com suas contribuições para a administração, que com uma organização muito simples e eficiente serviu de inspiração para muitas organizações que adotaram diversos princípios utilizados pela igreja.

A organização militar também tem seus créditos, que aos longos dos tempos influenciou de forma grandiosa o desenvolvimento das teorias da administração. A organização linear é um exemplo, pois tem sua base dos exércitos da antiguidade e da época medieval, a escala hierárquica que é tipicamente uma característica militar, aonde os níveis de comando são de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade, o princípio da unidade de comando no qual todo subordinado só pode ter um superior e o princípio da direção no qual o sujeito sabe o que se espera dele e o que ele deve fazer.

Um dos grandes inspiradores de muitos teóricos da administração foi o general da Prússia Carl Von Clausewitz (1780-1831), que escreveu um Tratado sobre a Guerra e Princípios de Guerra sobre como deveriam administrar os exércitos em épocas de guerra, nos quais muitas informações foram retiradas e adaptadas a organização empresarial. Para Clausewitz a condição mínima e fundamental para uma boa organização era a disciplina e que as decisões deveriam ser científicas e baseadas na probabilidade.

Houve também a influencia do período chamado revolução industrial,no qual as mudanças foram maiores que as do milênio anterior.Foi em 1776 quando James Watt (1736-1819) inventou a maquina a vapor que uma nova concepção de trabalho mudou totalmente as estruturas comerciais e sociais da época, e assim iniciaram as mudanças de conceito econômico, político e social na Inglaterra e que rapidamente se espalharam pelo mundo inteiro.

A 1º revolução industrial ou revolução do carvão e do ferro de 1780 a 1860 pode ser dividida em quatro fases:

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com