TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme Falado

Trabalho Escolar: O Filme Falado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresentará aos leitores nossas idéias sobre: a construção do homem como sujeito em diferentes momentos históricos; como deve se dar a relação: mito x cotidiano; a importância da linguagem para a construção da vida em sociedade; e por fim, nossa visão sobre a educação referente ao que assistimos no filme: “O filme falado”.

Queremos destacar os pontos que acreditamos ser os mais relevantes de cada tópico, mostrando a importância do desenvolvimento integral do aluno, e apontando o professor como sujeito de construção deste ser crítico e seguro, que é capaz de colaborar com meio em que vive.

2 DESENVOLVIMENTO

Quando Aristoteles diz que “o homem é um animal social” não diz apenas que ele nasceu para fazer parte da sociedade, como a abelha (que necessariamente integra a sua colméia e dela participa) nem apenas no sentido de que “precisa” da sociedade, sem a qual não teria condições de expandir-se com indivíduo ou pessoa, mas indica também que o homem é um animal cívico – é um cidadão – isto é, um ser que constrói a sua sociedade e se integra como participante de seu governo. O homem é um ser inteligente e livre. Traz em sua natureza uma postulação que é incapaz de viver só, é ele que dá a figura própria da sua sociedade e participa criativamente de seu governo.

Ao falarmos em mito, pensamos na origem das coisas, já quando falamos em cotidiano, pensamos na atualidade de que se revertem essas coisas. No entanto, para entendermos, algumas vezes, expressões utilizadas pelo povo é preciso conhecer as narrativas que nos contam a origem do mundo onde habitamos. Assim, modernamente podemos dizer que o mito sobrevive em calendários, na liturgia, em cerimônias oficiais, presos em rituais que comandam tais ocorrências, nas sociedades avançadas em que o homem, curvando sob o peso do tecnicismo e da barbárie mecanista, é subjugado pelo progresso feroz que encurrala e o faz desempenhar o papel de aprendiz de feiticeiro. Assim, se o mito, está entrelaçado em nossas falas atuais, deverá ele, estar presente, também, na escola e nos conteúdos trabalhados por ela para que alunos e professores possam compreender e atualizar as relações estabelecidas, ao longo do tempo, entre os fatos históricos e as narrativas que os relatam.

A aquisição da linguagem é um processo pelo qual a criança aprende a sua língua materna. A respeito desse processo, há boas razões para afirmar que a aquisição da primeira língua é a maior façanha, de um processo individual, que podemos realizar durante toda a vida. Explicar esse processo é hoje considerado uma das tarefas da lingüística. A Linguagem é o meio de adequação do individuo a sociedade. Linguagem como meio tradicional de comunicação é o instrumento de transmissão de idéias, bem como da ocultação dessas, da alienação e da segregação. A Linguagem é o item que se une ao convívio social como construtor das práticas sociais condicionadas e de identidade psicológica do homem.

A viagem de Rosa Maria, professora de história em uma universidade portuguesa, e sua pequena filha Maria Joana, do Porto de Lisboa a Bambaíu na Índia apresenta a trajetória da Constituição do Ocidente. A cada grande cidade ou local de evento relevante, a professora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com