TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Portfólio

Por:   •  6/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gerenciamento de Portfólio e PMO

Turma: 0124-5

Nome: Michael Assis Mairink

ROL escolhida: 2

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Capítulo 2 - Metodologia Básica de Gerenciamento de Portfólio

Na segunda reunião online, nos foi apresentado os diversos organismos mundiais referenciados no gerenciamento de portfólio, tais como a Office of Government Commerce (OGC) da Axelos, o The Standard for Portfolio Management do PMI, as normas ABNT/ISO 21504 - Project, Programme and Portfolio Management Guidance on Portfolio Management, ABNT/ISO 21505 - Project, Programme and Portfolio Management Guidance on Governance, da ISO, além da IPMA – International Project Management Association. Deixou claro a relevância de como a aplicabilidade de qualquer uma dessas metodologias são importantes para organizações de qualquer porte, seja público ou privado, e independentemente do setor.

Algumas técnicas amplamente utilizadas para seleção e priorização de projetos foram abordadas, como: a análise por envoltória de dados (DEA); a programação linear ou programação linear inteira; o modelo de ponderação de fatores; e o modelo de programação multicritérios (AHP). O professor Antônio Duarte citou como exemplo o uso do modelo de programação multicritérios (AHP) em um projeto do Exército Brasileiro (EB) para a aquisição de 150 blindados VBC Cav 8x8, no qual o modelo foi aplicado para alcançar um consenso na escolha da proposta feita pela Itália como vencedora dentre outros países concorrentes.

Segundo o professor Norberto de Oliveira Almeida apresenta em sua obra, a Metodologia Simplificada de Gerenciamento de Portfólio pode ser aplicada desde que seja realizada as seguintes etapas: abrir o portfólio, definir o portfólio, desenvolver o plano de gerenciamento do portfólio, otimizar o portfólio, autorizar o portfólio, reportar o desempenho do portfólio e gerenciar a execução do portfólio (ALMEIDA. 2017). Destaca-se a aplicação dessa metodologia como uma abordagem estruturada para a seleção, priorização e otimização de projetos, enfatizando o portfolio charter como documento crucial que define o portfólio, seus objetivos e premissas, bem como suas restrições.

Foi abordado também sobre a definição do portfólio como uma coleção de projetos, programas e processos, alinhados aos objetivos estratégicos da organização (governança) e enfatiza a importância do gerenciamento de portfólio como prática essencial para assegurar a alocação eficiente e eficaz dos recursos da organização.

Em síntese, este capítulo nos forneceu uma visão abrangente e detalhada dos organismos e metodologias de gerenciamento de portfólio, técnicas para seleção e priorização de projetos, aplicação da metodologia de gerenciamento de portfólio, definição do portfólio e demais processos do gerenciamento de portfólio, evidenciando a importância do gerenciamento de portfólio para garantir a alocação adequada dos recursos e o alinhamento com os objetivos estratégico da organização.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (211.4 Kb)   docx (983.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com