TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Linguagem

Dissertações: O Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Exemplo de texto completo, com as idéias principais sublinhadas:

INDIO GALDINO

O homícidio, por queimaduras, do índio Galdino, em Brasília, constituiu-se num episódio desumano e estarrecedor. Os autores, jovens nascidos em famílias de grande prestígio social e econômico, foram localizados, presos e indiciados. Pela maneira cruel, como cometeram o delito, usando grande quantidade de álcool, que derramaram sobre a vítima, ateando fogo em seguida, houve o enquadramento deles no chamado crime hediondo e que os levaria ao julgamento por jurados. Todavia, ao analisar o processo, a juíza desclassificou, de homícidio doloso para lesões corporais seguidas de morte. Seu entendimento foi de que os réus não queriam o resultado letal. Foi a sua convicção.

Mas, pelas particularidades do evento, como é que ela pôde chegar a tal conclusão? Como pôde afirmar, categoricamente, que os delinqüentes não tinham a intenção de matar? Ora, se quem provocou combustão numa pessoa, transformando-a em tocha humana, não tinha a intenção de matá-la, quem teria? Parece que a ilustre magistrada baseou a sua decisão em informações fornecidas por uma bola de cristal ou perscrutou o íntimo de cada um dos criminosos, como se fosse vidente. O sensato seria que os rapazes fossem a julgamento pelo júri popular. Só assim haveria a verdadeira justiça.

DARIO LIVINO TORRES, Magistrado em Curitiba.

Folha de Londrina, 21-08-97.

Resumo do texto completo:

Os autores do homicídio do índio Galdino, em Brasília, foram localizados, presos e indiciados, pela maneira cruel como cometeram o delito, ateando fogo no índio. Houve o enquadramento deles no chamado crime hediondo, porém a juíza classificou como homicídio doloso para lesões corporais seguidas de morte.

Como é que ela pôde chegar a tal conclusão? Como pôde afirmar que os delinquentes não tinham a intenção de matar? Então, quem teria? O sensato seria que os rapazes fossem a julgamento pelo júri popular para que houvesse a verdadeira justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com