TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monge E O Executivo

Artigo: O Monge E O Executivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

O Monge e o Executivo

Capitulo 2 – “O Velho Paradigma”

O livro “O Monge e o Executivo” aborda em seu segundo capitulo a trajetória de lideres de diversos setores sócias que participam de um retiro em um mosteiro, onde freqüentam seminários sobre liderança ministrada por um monge.

A trama decorre das lições e aprendizados de cada líder presente no retiro. A discussão perpassa inicialmente sobre a importância de sermos bons ouvintes, mostrando que interromper as pessoas no meio de uma frase ou raciocínio é enviar algumas mensagens negativas, o que demonstra que estamos com a cabeça ocupada com a resposta, mesmo sem prestar atenção no que o outro nos diz. Ressalta que os sentimentos de respeito são essenciais para um líder.

Podemos ver também neste capitulo que às vezes a forma como enxergamos o mundo aos nossos olhos pode estar desgastada e ultrapassada e que mudar esta forma pode muitas vezes ser difícil, pois é a nossa verdade e querendo ou não esta em você, e admitir que existam outras opiniões e que muitas vezes a visão de outra pessoa esta correta pode se tornar um conflito interno.

Nossa vida acaba girando em volta de nossas verdades absolutas e que não aceitamos as mudanças, novas informações, ou seja, novos paradigmas fazem com que você pare e não perceba a evolução do mundo a sua volta.

Que o dinheiro não é tudo, que as melhores coisas do mundo são grátis, é muito difícil o ser humano perceber isto. Que nossas necessidades vão muito alem disso.

Liderar é remover obstáculos é facilitar a vida dos liderados, enfim liderar é servir.

O Líder deve incentivar seus empregados para que eles possam ser os melhores em tudo o que fazem, nem todos podem ser líderes ou gerente, mas podem se dedicar para oferecer o melhor no trabalho é função do líder extrair o potencial de cada um e trabalhar em cima disso

Uma vez que o funcionário trabalha seu potencial ele se dedica mais ao trabalho, tem boas chances de trabalhar feliz, pois esta usando o seu melhor.

Fazendo uma analogia com a Pirâmide de Maslow, um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legitimas de seus liderados e, para tanto, necessário é saber o significado e o sentimento do verbo servir, pois para liderar é preciso servir, com limites, responsabilidade e estímulos para se tornarem melhores, percebendo as diferenças entre a necessidade e vontade, com uma forte dosagem de flexibilidade.

Paradigmas existem em todos os lugares, o grande desafio dos seres humanos é conseguir de uma forma positiva vencer estas questões, buscar o novo não viver em uma zona de conforto, como diz o antigo provérbio Chinês.

“ Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com