TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Retilíneo Uniforme

Por:   •  8/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DO SERTAO PERNAMBUCANO CAMPUS SALGUEIRO

COORDENAÇÃO DE FÍSICA LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA FÍSICA EXPERIMENTAL I

PROFESSOR ERIVERTON RODRIGUES

MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME

ALUNO(A): JONIERMISON DO NASCIMENTO GOMES DANIEL CARLOS DE SÁ LEITE

PERÍODO: TERCEIRO        TURNO:NOITE

SALGUEIRO 29 DE OUTUBRO DE 2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        2

  2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO        3

  3. MATERIAIS UTILIZADOS.        4

  4. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO.        5

  5. RESULTADOS E DISCUSSÕES        6

  6. RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

  7. CONCLUSÕES        8

  8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

Introdução

O Movimento retilíneo e uniforme (MRU)é caracterizado pela ausência de aceleração e ocorre em apenas uma dimensão, a falta de aceleração implica que os corpos devem percorrer espaços iguais em tempos iguais não sendo possível falar em velocidade média pois a velocidade será a mesma em qualquer ponto do trajeto, “ velocidade instantânea”

Foi Galileu Galilei um dos primeiros a propor experimentos para esses movimentos nos quais suas conclusões tiveram grande influência no desenvolvimento das leis de Newton e depuseram conceitos filosóficos sobreo assunto postos por Aristóteles nos quais perduraram por vários séculos e apoiados pela influência da igreja católica que via na visão aristotélica muitos pontos comuns com a doutrina cristã.

Desenvolvimento Teórico

A equação horária da posição de um objeto em função do tepo no MRU ” movimento retílinio e uniforme” denominada        S(t) pode ser obtida  por meio        da equação da velocidade em que a velocidade é a distância em relação ao tempo.

logo, [pic 1]     Eq(1)

(∆𝑇)𝑣 = ∆𝑆 Eq (2)

𝑣(𝑡 − 𝑡0) = 𝑆 − 𝑆𝑜 Eq(3)

𝑣𝑡 − 𝑣𝑡𝑜 = 𝑆 − 𝑆𝑜 Eq (4)[pic 2]

Assim, 𝑺 = 𝑺𝒐 + 𝑽𝒕 Eq (5) e função horária da posição.

.

Onde:

[pic 3]

Como não há influência de aceleração, pode-se concluir pela equação que o gráfico da posição desse objeto é uma Função Afim do tipo 𝑌 = 𝑎𝑥 + 𝑏. Se a derivada da

posição é a velocidade temos que 𝑑𝑠= V , logo a velocidade é a derivada primeira da

𝑑𝑡

equação 𝑆 = 𝑆0 + 𝑉𝑡 em relação a (t), conclui-se ao derivar que 𝑣 = 𝑣, ou seja, constante.

As equações mostram que deve-se encontrar no experimento uma velocidade constante e diferente de zero ao longo da trajetória e que a distância percorrida é igual para tempos iguais.

Materiais Utilizados

Para o experimento utilizamos um aparelho de plano inclinado regulável e com medidas de cumprimento de 1 metro, além disso há um tubo liquido com uma esfera metálica dentro para replicar um cenário sem aceleração ou qualquer influência externa. Também, utilizamos os celulares para cronometrarmos os tempos observados, cadernos para anotarmos os tempos e planilha de texto para organizar os dados.[pic 4][pic 5]

[pic 6]

Descrição do Experimento

Utilizamos o aparelho denominado plano inclinado de Kersting primeiramente em um ângulo de inclinação de 10° graus percorrendo a trajetória do tubo e cronometrando os tempos das variações de espaço de 0 a 0.1m, 0 a 0.2m , 0 a 0.3 m e 0 a 0.4m . Repetimos para o ângulo de 20° e utilizamos o método dos mínimos quadrados para se encontrar a melhor reta que se ajusta aos dados obtidos. Todas as medidas foram ajustadas ao SI para que o resultado fique em consonância com o sistema internacional de medidas, espaço (S) em metros velocidade (V)em Metros por segundo e o tempo (t) em segundos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (345 Kb)   docx (943.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com