TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Objeto De Estudo Da Microeconomia.

Artigo: O Objeto De Estudo Da Microeconomia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  3.441 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Itens 1.1 e 1.2 - Microeconomia de Pindick e Rubinfeld

1.1 – OS TEMAS DA MICROECONOMIA

A existência de limites para o que se quer ter ou fazer, seja por parte dos consumidores, trabalhadores ou das empresas, pode ser considerada uma das principais características da Microeconomia. Ela trata de como utilizar o máximo desses limites, alocando os recursos escassos.

TRADE OFF: A flexibilidade em relação as escolhas (principalmente nas alocações de recursos) existente na atual economia de mercado se deve ao fato de que existem determinadas restrições que partem de fatores como tipo de trabalho, o salário, etc. Os consumidores, por exemplo, tem renda limitada e escolhem comprar unidades que lhe tragam maior conforto, independente se compram mais de um bem do que de outro. Os trabalhadores enfrentam mais restrições, e por isso devem fazer mais escolhas em sua vida, como por exemplo, trabalhar assim que termina uma faculdade, ou estudar mais e obter renda melhor no futuro, consequentemente, um conforto melhor também. Sendo assim, as vezes eles precisam decidir quantas horas trabalhar por semana, equilibrando o lazer e esforço produtivo. As empresas encontram as limitações em relação aquilo que podem produzir e aos recursos que podem empregar para produzir, e geralmente há limitação pelo recurso financeiro também.

PREÇOS E MERCADOS: O papel do preço é muito importante para a economia. Os trade-offs citados acima se baseiam no preço em que se encontra determinada unidade. Tanto o consumidor, quanto o trabalhador ou a empresa analisa sua preferência e o preço. O trabalhador por exemplo, trabalha mais para que tenha um salário melhor, mas acaba perdendo parte do lazer (trade-off), só que alguns preferem trabalhar menos e se contentam com um salário menor, é ai que entra a preferência de cada indivíduo ou grupo.

A Microeconomia também explica como os preços são determinados. Na economia de planejamento central, o governo é quem fixa um preço. Já na economia de mercado, os preços são determinados pela interação entre consumidores, trabalhadores e empresas.

TEORIAS E MODELOS: Na economia, explicação e previsão baseiam-se em teorias. Nenhuma teoria é perfeitamente correta. Para ser validada e útil ela deve ser testada por meio da observação, analisando sua eficácia. O processo de teste e aprimoramento de teorias é fundamental para o desenvolvimento da economia como ciência. Na teoria da empresa a premissa é de que as empresas buscam maximizar seus lucros. Com a aplicação de técnicas estatísticas e econométricas, as teorias podem ser utilizadas para construir modelos a partir dos quais podem ser feitas as previsões e as precisões dessas previsões. Um modelo é a representação matemática de uma empresa, mercado ou entidade, com base na teoria econômica.

ANÁLISE POSITIVA VERSUS ANÁLISE NORMATIVA: Na Microeconomia, as questões positivas estão relacionadas com explicações e previsões, ou seja, a causa e o efeito. E as questões normativas envolve o juízo de valor, onde estão relacionadas as opções de políticas alternativas e um plano de ação específico.

1.2 – O QUE É UM MERCADO?

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com