TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES.

Por:   •  28/9/2022  •  Resenha  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Amanda Santos da Silva

COMPONENTE: ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAS I

PROFESSOR: PAULO CRUZ

ATIVIDADE Nº 1, Resenha. O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES.

POLO: SANTO ANDRÉ

DIADEMA-SP

14/09/2022  

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

A video-aula aborda a importância da qualidade nas organizações, e traz muitas informações sobre o profissional técnico em qualidade e suas atividades desempenhadas, ou seja, o profissinal que analisa o processo finalizado de acordo com o padrão pré estabelecido.

Esta atividade irá apresentar uma resenha da vídeo-aula1.

No vídeo foi abordados temas como: contextualização com o mercado e perfil profissional a partir dos tópicos:

  • contextualização com o mercado e perfil profissional.
  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade
  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos
  • O papel da qualidade e sua importância estratégia nas organizações
  • Apresentação de caso de sistemas da qualidade

Metodologias e histórico da qualidade

A qualidade é uma estratégia de busca contínua de altos padrões de melhoramento no desempenho de pessoas, processos, produtos e até mesmo o próprio ambiente de trabalho. Para isso, são aplicados métodos, tecnologias e filosofias  à empresa com intuito de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes .

A qualidade é um conceito abstrato, que só passa a existir quando atribuimos ela à um objeto, a partir disso, podemos dizer se tal objeto tem ou não qualidade.

Em 350a.c forma introduzidos os primeiros conceitos sobre a QUALIDADE por Aristoteles. Porém a qualidade que conhcemos hoje foi aprimorada a partir de grandes marcos históricos,  a revolução industrial e a 1º e 2º guerra mundial. No período pós guerra o Japão se tornou referência mundial na adoção e na práticados conceitos da qualidade. A superação da crise no japão se deve  à disciplina e  a cultura do seu povo, isto juntamente com grandes investimentos em educação, e obteve uma mão de obra qualificada e dedicada.  Nesse periodo,alguns profissionais se destacaram por irradiar os conceitos da qualidade no japão, Willian E. Deming, Ele foi responsável pelo chamado ciclo de Deming, ele contribuiu para esse metódo com sua famosa trilogia planejamento,controle e melhoria. Joseph M. Juran; Juran foi responsável pela idéia de melhoria contínua, que tem como objetivo resolver problemas por meio da ruptura e controle do desempenho, essas duas ações se complementam e  são a base para a melhoria contínua. Kaoru Ishikawa, ele criou o diagrama de causa e efeito ou diagrama 6m. Ishikawa defendia a colaboração com a qualidade em grupo. Philip Crosby, enfatizava que a qualidade não é algo inatingível, é algo estratégico, para Crosby a idéia defeitos aceitaveis é um frcasso e não garantia de sucesso. O objetivo da qualidade é comprir os requisitos no prazo da primeira vez e sempre, dessa forma, deve-se enfatiza a prevenção não a correção. Ele defendia que a responsabilidade principal era dos gestores não da mão de obra. Armand V. Feigenbaun, defendia que a qualidade não podia mais ser sustentada apenas por meio da inspeção final dos produtos (porque o erro já havia sido cometido), mas com planejamento e controle das operações como forma de evitar erros, que são perda de tempo e  dinheiro.

A qualidade  no decorrer do tempo passou por varias fases se tornando cada vez mais complexa e ampla. Passou pela fase da inspeção, controle estátistico, garantia da qualidade e gestão da qualidade.

A atividade do técnico em qualidade é desenvolvida em instituições públicas e privadas dos mais variados portes, nos segmentos industriais, comerciais, e de serviços, empresas de consultoria e de auditoria, pondendo ainda atuar de forma autônoma

Um profissinal em qualidade a cima de tudo precisa ter; foco no cliente, olhar  analítcio, proatividade em  suas atividades pertinentes à função, espirito de liderança, visão sistêmica, boa relação interpessoal e melhoria contínua.

O mercado de trabalho para um profissional de nivel técnico em qualide é bastante amplo, pois em Um técnico em qualidade pode atuar em diversas  no setor metalúrgico e automotivo da indústria, alimentício em geral, cosmético (que a propósito eu trabalho), no setor da saúde principalmente em hospitais, clínicas e laboratórios,bancos e empresas de serviços de hotelaria, telefonia, internet, energia, saneamento, transporte, planos de saúde e educação. No comércio em geral, lojas de vestuário, vendas de veículos e até em restaurantes.

 O profissional da   qualidade pode atuar por exemplo  como auditor da qualidade, em auditoria internas e externas, inspetor da qualidade e assistente da qualidade em  processos.

A atuação e atividades específica à qualidade envolve controle, inspeção, garantia e até mesmo gestão da qualidade. Muitas vezes essas atividades são realizadas por profissionais sem a formação técnica, porque a qualidade está envolvida na empresa como um todo e envolve diversos núcleos independente do setor de atuação.

Por exemplo, na indústria o profissional de qualidade pode realizar a inspeção de produção numa linha de produção, e também numa empresa de prestação de serviços lidar  com a gestão de qualidade  através de auditorias e análises de resultados juntamente com a diretoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com