TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO

Artigos Científicos: O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual foi o primeiro decreto que regulamentou o curso de Pedagogia no Brasil e quais as possíveis funções do Pedagogo naquele momento?

R: Decreto-Lei nº1190/1939 e as funções de administração, planejamento de currículos, orientação a professores, inspeção de escolas, avaliação do desempenho dos alunos e dos docentes, de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da educação, no Ministério da Educação, nas secretarias dos estados e dos municípios. Também era concedido o registro para lecionar Matemática, História, Geografia e Estudos Sociais, no primeiro ciclo do ensino secundário

2. Qual a origem e o significado da palavra pedagogia?

R: A origem do curso de Pedagogia começou na década de 1930na USP e na UFPR, que na época concluíram o curso e recebiam o diploma de bacharel em pedagogia, considerado em um “técnico em educação”. E o significado de Pedagogo ( paidós – crianças; agodé - condução)

3. O artigo 62 da LDB 9394/96 representou uma alteração fundamental para o curso de Pedagogia. O que contempla esse artigo?

R: A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em Universidades e Institutos de educação, admitida mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas modalidades normal.

4. A portaria 399/89/MEC oportuniza um amplo leque de habilitações para o curso de Pedagogia. Quais são essas habilitações?

R: - Materiais Pedagógicos do 2º Grau, do curso normal médio.

- Supervisão Escolar

- Inspeção escolar.

- Orientação Educacional.

. - Administração Escolar.

- Planejamento Educacional (em cursos de pós-graduação).

- Magistério da 1ª à 4ª Séries.

- Alfabetização.

- Educação Infantil.

- Tecnologia Educacional.

- Educação Especial.

5. A partir do parecer CNE/CP nº 5/2005, faça um breve histórico do curso de Pedagogia. R: O curso de Pedagogia tem como seu objetivo de estudo e finalidade precípuos os processos educativos em escolas e em escolas e em outros ambientes, sobremaneira a educação de crianças nos anos iniciais de escolarização, além de gestão educacional. As primeiras propostas para este curso, se atribuiu o “estudo da forma de ensinar “. Regulamentado pela primeira vez, nos termos do Decreto-Lei n°1.190/1939, foi definido como lugar de formação de “técnicos em educação”. Estes eram, à época, professores primários que realizam estudos superiores em Pedagogia.

A padronização do curso da Pedagogia, era feita a formação de bacharéis nas diversas áreas da Ciências Humanas, Sociais, Naturais, Letras, Artes, Matemática, Física, Química. Seguindo este esquema, o curso de Pedagogia oferecia o título de bacharel, a quem curasse três anos de estudos e conteúdos específicos da área, quais sejam fundamentos e teorias educacionais; e o título de licenciado que permitia atuar como professor, aos que, tendo concluído o bacharelado, cursassem mais um ano de estudos, dedicados à Didática e à Prática de Ensino.

A dicotomia entre bacharelado e licenciatura levava a entender que no bacharelado se formava o pedagogo que poderia atuar como técnico em educação e, na licenciatura, formava-se o professor que iria lecionar as matérias pedagógicas do Curso Normal de nível secundário, quer no primeiro ciclo, o ginasial – normal rural, ou no segundo. Com o advento da Lei n°4.024/1961 e a regulamentação contida no Parecer CFE n° 251/1962. Em 1961, fixaram-se o currículo mínimo do curso de bacharelado em Pedagogia composto por sete disciplinas indicadas pelo CFE e mais duas escolhidas pela instituição.

A Lei da Reforma Universitária n° 5.540, de 1968, facultavam à graduação em Pedagogia , a oferta de habilitações: Supervisão, Orientação, Administração, e Inspeção Educacional, assim como outras especialidades necessárias ao desenvolvimento nacional e às peculiaridades do mercado de trabalho. Em 1969, o Parecer CFE n°252 e a Resolução CFE n° 2, que dispunham sobre a organização e o funcionamento do curso de Pedagogia, indicavam como finalidade do curso preparar profissionais da educação assegurando possibilidade de obtenção do título especialista, mediante complementação de estudos. A Resolução CFE n°2/1969 determinava que a formação de professores para o ensino normal e de especialistas para a atividades de orientação, administração, supervisão, e inspeção, fosse feita no curso de graduação em Pedagogia, de que resultam o grau de licenciado. No processo de desenvolvimento social e econômico do país, com a ampliação do acesso a escola cresceu as exigências de qualificação docente, para orientação da aprendizagem de crianças e adolescentes das classes populares, que traziam, para dentro das escolas, visões de mundo diversas e perspectivas de cidadania muito mais variadas. Logo, a formação para docência, para cargos de direção, assessoramento às escolas e aos órgãos de administração dos sistemas de ensino Foi valorizada, inclusive nos planos de carreira. Em todas estas atividades os licenciados em Pedagogia provaram qualificação. O curso de Pedagogia, desde então, vai amalgamando experiência de formação inicial e continuada de docentes, para trabalhar tanto com criança com jovens e adultos. Importa considerar a evolução das trajetórias de profissionalização no magistério das séries inicias do Ensino de 1°Grau. A medida que o curso de Pedagogia foi se tornando lugar preferencial para a formação de docentes das séries inicias do Ensino de 1° Grau, bem como Pré-Escola, crescia o número de estudantes sem experiência docente e formação prévia para o exercício do magistério. Essa situação levou os cursos de Pedagogia a enfrentarem, nem sempre com sucesso, a problemática do equilíbrio entre formação e exercícios profissional, bem como a desafiante crítica de que os estudos em Pedagogia dicotomizavam teoria e prática. O movimento de educadores, em busca de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com