TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder Da Comunicação Dentro Das Organizações

Seminário: O Poder Da Comunicação Dentro Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Seminário  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

O planejamento e a comunicação são essenciais na vida de todas as pessoas, no seu dia a dia, dentro de sua casa ou empresa, quando você pensa em fazer algo novo ou algum investimento diferente é preciso saber a opinião das pessoas que te cercam.

Na Braskem, empresa citada no texto a relação entre equipe de comunicação, bem como de todas as áreas da empresa é estreita. Antes da divulgação do balanço trimestral a diretoria de comunicação, o presidente, o vice-presidente financeiro e os diretores de relação com os investidores se reúnem para alinhar as mensagens, discutir o que deve ser reforçado.

A empresa se utiliza de várias ferramentas de gestão, destacando o planejamento e a comunicação, buscando assim melhorar o seu desempenho no seu contexto interno, bem como o seu relacionamento com a sociedade em geral. Antes de divulgar ou implantar qualquer norma eles passam o projeto aos seus acionistas e colaboradores, ouvindo assim o modo de pensar de todos.

Antes de qualquer decisão concreta é preciso uma análise ampla do local, das pessoas que te cercam, dos gastos e ganhos que virá a ter no futuro, dentro de uma organização é o que chamamos de visão de mercado. O que eu irei produzir, como e principalmente para quem? Quem irá se beneficiar ou se prejudicar? Até que ponto aquele determinado produto ou serviço irá influenciar na vida das pessoas e no meio ambiente? É preciso uma análise crítica firme e consciente, buscando sempre ética e transparência nessa relação homem, sociedade e meio ambiente.

A comunicação deve ser clara e objetiva, tendo um discurso coerente com a prática, cumprindo com aquilo que prega, pois é satisfatório aos trabalhadores e aos clientes de modo geral, ser ouvido e respeitado pela instituição. Uma empresa que prega a sustentabilidade, por exemplo, ou qualquer outro determinado assunto só no papel ou na mídia, mas não os pratica, perde credibilidade com a população de um modo geral, inclusive seus funcionários e clientes.

A comunicação com os clientes pode ser realizada por diversos modos, entre eles textos, propagandas, cartas, televisão, internet etc. A propaganda é uma grande forma de comunicação, no entanto deve ser muito bem planejada, ela tem foco no receptor (cliente). Ele ao ver uma propaganda na televisão (canal) cria expectativas em relação ao produto e deve ser instigado a conhecê-lo e compra-lo. Expectativa essa que deve ser preenchida no ato da compra, gerando assim confiança do cliente em relação à empresa.

Todas as empresas de um modo geral, principalmente as multinacionais, tem de analisar muito bem uma propaganda, por exemplo, pois uma palavra ou atitude mal interpretada pela mídia pode ser fatal.

Vivemos na era da globalização e a comunicação hoje em dia é muita rápida, em questão de minutos, ela pode ser acessada por milhões de pessoas em todo o planeta, gerando diferentes opiniões, sendo interpretada de várias maneiras, por isso a mensagem tem de ser de fácil entendimento.

Estamos sempre em contato com várias culturas diferentes, ao mesmo tempo em que é preciso respeitar a cultura do outro, a organização deve cuidar para que não comprometa a sua própria e seus produtos com uma má gestão ou com um sistema de comunicação ruim.

Uma organização precisa de todos os seus meios interligados gestores, colaboradores e clientes. A boa comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com