TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  8/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.836 Palavras (16 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

GRUPO PROTEGE PIM 8

SALVADOR-BA 2022

GRUPO PROTEGE PIM 8

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Gestor de Segurança Privada apresentado à Universidade Paulista

Orientador: Fabio Santos

SALVADOR-BA 2022

RESUMO

Nesse oitavo e último Projeto Integrado Multidisciplinar, mais uma vez uma empresa será analisada com o objetivo de consolidar esses ensinamentos ao identificar possíveis oportunidades de utilizar informações aprendidas na unidade como soluções práticas. Os livros-textos da unidade foram utilizados como maior fonte para estabelecer o conhecimento necessário para analisar a empresa de forma pertinente, e qualquer outro fato ou perspectiva introduzida por esse estudo de caso serão devidamente citados como fonte ao longo do texto e também creditado nas referências como é exigido pelas normas da ABNT. A empresa escolhida é o Grupo Protege, uma empresa brasileira de segurança privada sediada em São Paulo, no Brasil. Ao fim desse trabalho, espera-se tanto aprender coisas novas analisando o modus operandi dessa empresa, como também oferecer uma perspectiva nova e proveitosa que, quem sabia, poderia também ser aproveitada por ela.

Palavras-chave: auditoria – investigação – tecnologia – segurança – privada

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        1
  2. GERENCIAMENTO E TRANSPORTE DE VALORES        3
  3. INDÚSTRIA 4.0        4
  4. AUDITORIA E INVESTIGAÇÃO SOBRE FRAUDES        6
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO        10
  6. REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

O Grupo Protege é uma empresa brasileira de soluções em segurança baseada em São Paulo. Fundada em 1971, começou a se expandir para diversas cidades do Sudeste e, posteriormente, para outras regiões também. Em 1987 começou a formar seus próprios profissionais com a fundação da Proving Formação de Profissionais de Segurança LTDA e em 1992 se expandiu para a área de transporte aéreo com a fundação da Proair. Naquele mesmo ano foi introduzida a divisões de serviços especiais, e dois anos depois foi introduzida a divisão de segurança eletrônica. Em 2001 adquiriu e incorporou uma concorrente pela primeira vez: a Banespa.

Em 2008 foi nomeada a melhor empresa do setor de transporte segundo a revista Exame. Essa não seria a última vez que a empresa seria reconhecida com prêmios e certificações, como é possível verificar no portal oficial da empresa: todas as empresas do Grupo Protege possuem o certificado ISO 9001:2015, o padrão internacional de qualidade na administração de processos de uma organização. A empresa figura bem posicionada em diversos rankings como o Melhor Serviço de São Paulo listado pela Folha de São Paulo; Melhor Empresa do Setor de Transporte da Revista Exame; 1500 Maiores Empresas do Brasil do Estadão; entre outros.

A empresa hoje conta com mais de 12 mil colaboradores, atua em todo o território nacional e conta com mais de 1.800 veículos, mais de 40 bases operacionais distribuídas por todo o país e mais de 1200 funcionários. A empresa oferece uma gama de serviços da área da segurança privada como logística de valores; logística de cargas; segurança patrimonial; formação de vigilantes e serviços aeroportuários.

Sob a perspectiva das disciplinas revisadas nessa unidade, gerenciamento de transporte de valores; indústria 4.0 e auditoria e investigação sobre fraudes, a empresa será analisada para identificar exemplos da aplicação prática do conhecimento extraído desses assuntos. Há também o desafio de identificar brechas na operação dessa empresa onde alguns dos ensinamentos dessa unidade possam ser aplicados, mas isso só é possível operando no vácuo de incompetência da empresa em questão. Levando em conta as credenciais do Grupo Protege, é particularmente difícil encontrar essas brechas, mas isso só agrega valor para o desafio.

Com a natureza implacável dos assuntos abordados nessa unidade como as variadas tecnologias da indústria em constante evolução, há a expectativa de que se consiga ao menos sugerir aplicações para algumas dessas tecnologias que ainda não tenham sido implementadas pela empresa. Mas os outros assuntos da unidade não serão negligenciados. Será analisado também se a empresa está alinhada com os requerimentos legais da área em que ela atua, assim como se corresponde às expectativas gerais de empresas no que se refere à auditoria e investigação de fraudes.

Ao fim desse trabalho, é esperada uma transfusão de conhecimento entre a empresa estudada e o estudante, ainda que óbvio o quanto o segundo será mais beneficiado que o primeiro com essa análise.

  1. GERENCIAMENTO E TRANSPORTE DE VALORES

O transporte de valores é um processo onde bens, haveres e riquezas são levados de um ponto à outro. Uma carga com potencial de motivar operações de furtos ou roubos pode ser considerada uma carga de valor. A Portaria n. 3.233 de 2012 estabelece algumas regras no que se refere ao transporte de valores, por exemplo qual tipo de veículo deve ser usado em determinadas situações.

De acordo com a portaria, se o valor transportado for maior que 7.000 (sete mil) UFIR – sendo UFIR um indexador federal – veículos comuns podem ser utilizados, com ao menos dois vigilantes habilitados. Se o valor ultrapassar 20.000 (vinte mil) UFIR, então um veículo especial deve ser utilizado em vez disso.

A portaria também estabelece que para realizar atividades na área da segurança privada, os veículos especiais precisam ser vistoriados anualmente caso possuam mais de 5 anos, assim obtendo autorização expedida pela Polícia Federal. Esses veículos especiais são os VETV – veículos especiais de transporte de valores – e os VETC – veículos especiais de transporte de cargas – esse último também chamado de caminhões com sistema de gerenciamento de risco (GRIS).

Um aspecto extremamente importante em toda operação de transporte de valores é a roteirização. É necessário analisar questões como:

  • O tipo de carga a ser transportada
  • A distância a ser percorrida
  • O grau de risco de carga
  • O valor de seguro de carga
  • Atividades de apoio exigidas no transporte de carga

Assim é possível traçar um planejamento, abrangendo as etapas do procedimento bem como planos de contingência, assim buscando evitar e em último caso mitigar efeitos de possíveis adversidades. Hoje várias ferramentas auxiliam as empresas do setor a administrar a logística dessas operações.

  1. INDÚSTRIA 4.0

A quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, é a produção inteligente integrada com o mundo virtual, oferecendo uma gama de ferramentas digitais para auxiliar no desenvolvimento da indústria e dos negócios como nanotecnologia; neurotecnologia; inteligência artificial; machine learning; robôs; impressão 3D e 4D; biotecnologia; internet das coisas; big data; realidade aumentada e realidade virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com