TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto integrador Completo - Tec. meio Ambiente

Por:   •  4/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.911 Palavras (12 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]


[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]

INTRODUÇÃO

Situada em município na região leste do Paraná, no limite da região metropolitana de Curitiba, fazendo divisa com o início da Serra do Mar paranaense. Região com extensa mata atlântica preservada, montanhas e rios. Com condições únicas para o desenvolvimento sustentável com indústrias limpas e abundância de recursos naturais.

Com a extensa área e apenas uma pequena área urbana, a predominância é de área rural, sem saneamento básico, que sobrevive de monoculturas ou pequenos produtores sem muita perspectiva em áreas com grande potencial para ecoturismo e/ou turismo rural.

Para o problema do saneamento propomos o estudo da área para a melhor solução em saneamento rural como fossa seca, banheiro seco compostável, círculo de bananeiras, entre outros sistemas. Propomos consultoria e treinamento para implantação de policulturas com ênfase na flora nativa, incentivando o cultivo por conta do grande interesse gastronômico por cultivos orgânicos e/ou plantas alimentícias não convencionais. Trabalhamos com análise da área e elaboração de projeto para aproveitamento de áreas com potencial turístico.

Através de equipe multidisciplinar, o foco é auxiliar na implantação de processos que não agridam o meio ambiente para produtores rurais. Com consultoria para saneamento rural, segregação e descarte correto de resíduos, consultoria agronômica para produção e comercio de alimentos orgânicos e não convencionais, licenciamento ambiental, outorgas de uso da água entre outros estudos.

OBJETIVO

Através de equipe multidisciplinar, o foco é auxiliar na implantação de processos que não agridam o meio ambiente para produtores rurais. Com consultoria para saneamento rural, segregação e descarte correto de resíduos, consultoria agronômica para produção e comercio de alimentos orgânicos e não convencionais, licenciamento ambiental, outorgas de uso da água entre outros estudos.

Com extensa área verde de mata atlântica preservada no entorno e apenas uma pequena área urbana, a predominância é de área rural, sem saneamento básico, que sobrevive de monoculturas ou pequenos produtores sem muita perspectiva em áreas com grande potencial para ecoturismo e/ou turismo rural.

JUSTIFICATIVA

Pequenos e médios produtores costumam ser formados por pessoas simples, que continuam exercendo o que foi passado de geração em geração e têm muita necessidade de um saneamento básico que supra suas necessidades, com tecnologias acessíveis e com baixo custo.

O mesmo se estende ao cultivo, que se tem na mente que deve ser sempre monoculturas ou pequenas hortas, com a ampla área de mata atlântica no entorno, é viável o ensinamento de como viver em harmonia com a natureza e como é rica nossa flora nativa, a qual possui grande potencial gastronômico com baixo custo de produção.

METODOLOGIA:

  • Profissionais:

- 01 Gestor Ambiental: Fará todos os estudos ambientais para licenciamento ambiental, outorgas de uso da água, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, treinamentos para segregação e descarte correto de resíduos sólidos, entre outros;

- 01 Biólogo: Responsável técnico e consultoria botânica;

- 01 Engenheiro Sanitarista e Ambiental: Projetos e consultoria em saneamento rural;

- 01 Agrônomo: Consultoria agronômica;

- 01 Administrador: Fará todos os trâmites administrativos do negócio.

- 02 Técnicos em Meio Ambiente para aplicação dos trabalhos em campo;

- 02 Técnicos Agrícolas para aplicação dos trabalhos em campo.

  • Sede:

- Escritório próprio de cerca de 20m² em chácara na cidade de Quatro Barras/PR.

(Sem atendimento ao público, o espaço é pensado para melhor comodidade dos profissionais para execução do trabalho, bem como proporcionar bem-estar e campo próprio para pesquisas)

  • Equipamentos:

- 02 Veículos 4x4 para locomoção em áreas de difícil acesso e transporte de equipamentos de pequeno porte;

- 02 Veículos utilitários para transporte de pessoas e equipamentos de pequeno porte;

- 01 Drone para coleta de dados em grandes áreas;

- 05 Conjuntos de mesas e cadeiras para escritório;

- 05 Computadores com acesso à internet, um para cada profissional;

- 01 Impressora preto e branco para o escritório;

- 01 Impressora colorida para o escritório;

- 01 Impressora plotter para projetos para o escritório;

- 03 Aparelhos de GPS para localização em áreas sem acesso à internet;

- 05 Aparelhos de celular com acesso à internet, um para cada profissional;

- 02 Câmeras fotográficas de alta resolução para uso em campo;

- 02 Câmeras fotográficas de bolso para uso em campo;

- 02 Bússolas para localização em áreas sem acesso à internet;

- 02 Fitas métricas para medição de pequenos espaços;

- 02 Trenas de 100m para medição de grandes áreas;

- 02 Binóculos para visualização de detalhes em grandes áreas;

- Recipientes de vidro ou plástico para coleta de amostras;

- Envelopes de papel para armazenamento de sementes;

- Suportes para coletores de água;

- Equipamentos para treinamentos agronômicos em pequenos espaços: enxada, enxadão, rastelo, foice, ancinho, carrinho de mão;

- 05 Facões para uso em mata fechada;

- 01 kit para agronomia contendo: 01 lupa para análise de plantas, 01 canivete e/ou faca para abertura de caules de plantas para análise, 01 pá pequena para análise de raízes.

- Equipamentos de Proteção Individual: Capacetes, óculos de proteção com proteção UV, luvas de raspa e nitrílicas; botinas de segurança; coletes refletores; calças de brim com bolsos; camisas de manga comprida com proteção UV; perneiras; cantis; canivetes; capa de chuva; lanternas; kit de primeiros socorros; rádio de comunicação; protetor solar; repelente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com