TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE CONDUZ O HOMEM AO PROCESSO EVOLUTIVO

Monografias: O QUE CONDUZ O HOMEM AO PROCESSO EVOLUTIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Dissertação: O que difere o capitalismo do socialismo?

O capitalismo e o socialismo representam dois sistemas político-econômicos absolutamente distintos.

O Capitalismo é definido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção, na detenção do capital a uma minoria burguesa, representada pelos trabalhadores.

Ao contrário do capitalismo, o Socialismo é um sistema político onde todos os meios de produção e a centralização do poder pertencem ao estado, onde não existe a propriedade privada.

Com relação aos agentes econômicos que, através de suas ações contribuem para o funcionamento do sistema econômico, tanto capitalista quanto socialista, há que se dizer que, no socialismo as unidades familiares englobam diferentes formas de unidades domésticas, unipessoais e familiares, segundo as quais a sociedade se encontra segmentada. São essas unidades que detém a posse e domínio dos fatores de produção, colocando-os à disposição das empresas. O governo interage com as unidades familiares e as empresas, destaca-se como agente econômico produtor de bens e serviços públicos, além de ser um centro de geração, execução e julgamento de regras básicas para a sociedade como um todo. No socialismo, o setor externo da economia tem um papel residual, mantém algumas relações externas importantes, mas pequenas com relação ao volume que chega a estas economias. A produção é nacional e não tem a intenção de operar no mercado internacional devido ao planejamento, aos produtos de baixa qualidade.

O capitalismo investe muitos recursos, muitas vezes, públicos, para incentivar e desenvolver a produção realizada por iniciativa de capital privado. As unidades familiares da economia são todos os indivíduos que, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços para atender às suas necessidades. Por outro lado, são as famílias os proprietários dos recursos produtivos e que fornecem às empresas os diversos fatores de produção., tais como, trabalho, terra, capital e capacidade empresarial. Recebem em troca, como pagamento, salários, aluguéis, juros e lucros, e é com essa renda que compram os bens e serviços produzidos pelas empresas, As famílias buscam satisfazer suas necessidades; e o papel do governo é incluir todas as organizações que, direta ou indiretamente, estão sob o controle do estado, nas suas esferas federais, estaduais ou municipais. No capitalismo, o setor externo da economia se dá através de um processo complexo que envolve a internacionalização dos fluxos econômicos, tendo como principal fator a concorrência.

Nesse contexto, conclui-se que, dentro do socialismo, o foco principal é o bem estar do povo, que significa excelentes serviços e baixo índice de desemprego. O governo é usado como uma ferramenta de aprimoramento de seu povo, a despeito do acúmulo de riquezas. Para o capitalismo, o alvo é justamente o acúmulo de riquezas. O governo é usado como uma ferramenta facilitadora do acúmulo de recursos. Enfim, Capitalismo = monopólio, dinheiro, bens próprios, autoritarismo. Socialismo = nação, união, política, divisão de bens, democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com