TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que A Sociedade E O Estado Pode Fazer Definitivamente Para Valorizar O Professor

Pesquisas Acadêmicas: O Que A Sociedade E O Estado Pode Fazer Definitivamente Para Valorizar O Professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  4.436 Visualizações

Página 1 de 6

JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO

Por meio deste trabalho apresentamos a importância dos jogos na Educação Infantil e suas contribuições pedagógicas. Nesse sentido, contextualiza-se a relação da criança com o jogo no processo ensino - aprendizagem.

Também vêm relatar importância do professor e a sua atuação, na aplicação dessa atividade em sala de aula, quais são as observações necessárias para que esses jogos venham dar resultados positivos. Pois os educadores tem um papel muito importante, sendo um mediador entre as crianças e o mundo, auxiliando e estimulando os alunos em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

A importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem é indiscutível, ela vem corroborar para uma melhor forma de ajudar os alunos nas dificuldades e os professores na reflexão de seu trabalho. O trabalho com as séries iniciais, principalmente no primeiro ciclo, exige do professor dedicação e paciência no processo de ensino e aprendizagem, pois, é o momento onde ocorre a alfabetização, portanto a avaliação deve acontecer todos os dias e todos os momentos de aprendizagem. É essencial que o professor tenha uma boa base para o processo avaliativo, não sendo aquele que vai aos extremos, nem apenas classificando os alunos em este sabe, este não sabe.

Cabe ao professor, no início de cada ano letivo, conhecer seu aluno e fazer uma avaliação prévia dos seus conhecimentos, através de jogos e brincadeiras, sem assustar e sem dizer ao aluno “você esta sendo avaliado, vamos ver o que você sabe.” A tarefa do professor, como sabemos, é árdua, não basta ser competente ao lidar com o conteúdo, é preciso comprometer-se com o aluno, sendo assim, é necessário organização em relação ao trabalho pedagógico, pesquisar, buscar o “novo”, refletir sobre a sua prática pedagógica, buscar um processo avaliativo coerente, que tenha como foco o ensino e a aprendizagem. Deve-se priorizar a avaliação contínua, diagnóstica e sistemática, com a variedade de instrumentos avaliativos.

O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DOS JOGOS NA

EDUCAÇÃO INFANTIL

Apesar do jogo ser uma atividade espontâneas nas crianças, isso não significa que o professor não necessite ter uma atitude ativa sobre ela, inclusive, uma atitude de observação que lhe permitirá conhecer muito sobre as crianças com que trabalha.

O papel do educador é de propor regras, sem impô-las para que a criança tenha possibilidade de elaborá-las, proporcionando a ela o direito de tomar decisões para ser trabalhar o desenvolvimento social e político.

O espaços e tempos para os jogos é uma das tarefas mais importantes do professor, principalmente na escola de educação infantil. Cabe-lhe organizar os espaços de modo a permitir as diferentes formas de jogos, de forma, por exemplo, que as crianças que estejam realizando um jogo mais sedentário não sejam atrapalhadas por aquelas que realizam uma atividade que exige mais mobilidade e expansão de movimentos.

Para um plano de aula bem elaborado que envolve o jogo, o professor precisa estar atento à idade e às capacidades de seus alunos para selecionar e deixar à disposição materiais adequados. O material deve ser suficiente tanto quanto à quantidade, como pela diversidade, pelo interesse que despertam pelo material de que são feitos. Lembrando sempre da importância de respeitar e propiciar elementos que favoreçam a criatividade das crianças.

Segundo FUSARI,

O preparo das aulas é uma das atividades mais importante do trabalho do profissional de educação escolar”. Nada substitui a tarefa de preparação da aula em si. (...) faz parte da competência teorica do professor, e dos compromisso com a democratização do ensino, a tarefa cotidiana de preparar suas aulas(...). (FUSARI,2008,p.47).

Uma observação atenta pode indicar o professor que sua participação seria interessante para enriquecer a atividade desenvolvida, introduzindo novos personagens ou novas situações que tornem o jogo mais rico e interessante para as crianças, aumentando suas possibilidades de aprendizagem.

Valorizar as atividades das crianças, interessando-se por elas, animando-as pelo esforço, evitando a competição, pois em jogos não competitivos não existem ganhadores ou perdedores. Outro modo de estimular a imaginação das crianças é servir de modelo, brincar junto ou contar como brincava quando tinha a idade delas.

O desenvolvimento da criança e seu consequente aprendizado ocorrem quando participa ativamente, seja discutindo as regras do jogo, seja propondo soluções para resolvê-los. É de extrema importância que o professor também participe e que proponha desafios em busca de uma solução e de participação coletiva, o papel do educador neste caso será de incentivador da atividade. A intervenção do professor é necessária e conveniente no processo de ensino-aprendizagem, além da interação social, ser indispensável para o desenvolvimento do conhecimento.

Com relação ao jogo, Piaget (1998) acredita que ele é essencial na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos. Em torno dos 2-3 e 5-6 anos nota-se a ocorrência dos jogos simbólicos, que satisfazem a necessidade da criança de não somente relembrar o mentalmente o acontecido, mas de executar a representação.

Em período posterior surgem os jogos de regras, que são transmitidos socialmente de criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com