TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário de Nutricosméticos

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Luís Eduardo Magalhães

2014

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]


 SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5

2.1 APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO.........................................................................5

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO...............................................................................6

3. PARTE I DO QUESTIONÁRIO...............................................................................6,7

4. PARTE II DO QUESTIONÁRIO...........................................................................7,8,9

5. PARTE III DO QUESTIONÁRIO......................................................................9,10,11

6. CONCLUSÃO......................................................................................................... 12

7.REFERÊNCIA.........................................................................................................  13



RESUMO

O mercado de cosméticos apresenta-se como um dos setores de maior crescimento na última década. Aliado a este crescimento com desenvolvimento científico e tecnológico nos últimos dez anos foram surgindo novos conceitos no segmento do mercado de cosmética, como é o caso de nutracêuticos, cosmecêuticos e mais recentemente os nutricosméticos. São produtos com novas categorias e conceitos, uma vez não é nem cosméticos e nem alimentos. Porém, por se tratar de um tema novo, pouco estudo tem a respeito principalmente na esfera jurídica. O presente estudo tem por objetivo de levantar o conceito de nutricosmético, bem como, a legislação pertinente (ao tema), com a finalidade de contribuir para os estudos sobre o setor de cosméticos e alimentos.


  1. INTRODUÇÃO

A sociedade moderna tem se tornado cada vez mais complexa, modificando os padrões de vida, as pessoas vem demonstrando com mais freqüência, sintomas de cansaço, depressão e irritação. Com um ritmo de vida acelerado, uma rotina de alimentação saudável, ingestão de líquidos em abundancia e boas noites de sono tornam-se hábitos cada vez mais distantes. Esta rotina desajustada tem como resultado sinais visíveis e perceptíveis no corpo como: a queda de cabelos mais que o habitual, unhas quebradiças e pele sem viço.

Com o objetivo de equilibrar esta mudança de hábitos, surge no mercado mundial um novo segmento de produtos conhecidos como nutricosméticos, suplementos alimentares antiidades apresentados em cápsulas e comprimidos para serem administrados via oral. São produtos que em sua formulação incluem elementos essenciais para o bom funcionamento das células e substancia que preparam a pele a exposição solar. Este novo segmento promete manter a beleza através do estabelecimento de um equilíbrio interno, de dentro para fora.

Nutricosméticos também agem no equilíbrio do déficit nutricional do indivíduo, como a falta de proteínas, vitaminas ou minerais, e ainda combatem o excesso de radicais livres no organismo. Mas é muito importante salientar que o uso destes suplementos requer cuidados, pois não podem ser encarados como substitutos de nutrientes e devem ser consumidos com a indicação de um profissional com formação na área médica ou nutricional. O nutricosméticos é a grande inovação do mundo da beleza. Embora sejam produtos de ultima geração e de alta confiabilidade, os mesmos não representam, por si só, uma dieta sustentável.

2.  DESENVOLVIMENTO

 METODOLOGIA

Com o objetivo principal da presente pesquisa é explorar o conceito de nutricosméticos e avaliar o comportamento do consumidor em relação aos mesmos, pode-se defini-la como um estudo exploratório, proporcionando maior familiaridade com o problema de pesquisa: Como também serão descritas algumas características de uma amostra de pessoas e serão estabelecidas relações entre essas características, a pesquisa também pode ser classificada com descritiva.

A elaboração dos questionários foi baseado nas informações levantadas na revisão da literatura e a distribuição das questões elaboradas para a pesquisa.

2.1 APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO

A partir da definição de nutricosméticos, apresenta-se o questionário, que pode ser dividido em três partes (quadro 1). Na parte I, as questões a serem respondidas referente a sexo, idade, grupo socioeconômico, nível educacional para contextualizar cada resposta. Na parte II, são introduzidas as questões sobre nutricosméticos, seja para aqueles que já fizeram uso, seja para aqueles que nunca o utilizaram. Caso o entrevistado tenha respondido NÃO as ultimas perguntas desta parte, a pesquisa é encerrada. Caso tenha respondido SIM, apresenta a segunda páginade perguntas que compõem.... Especifica para o público que já utilizou um produto nutricosméticos.

Partes do Questionário

Tipos de questões

Objetivos

PARTE I

(Caracterização da amostra)

Sexo, Idade, Grupo Socieconômico e

Nível Educacional

Contextualização das respostas

Parte II

(Questões para todos os entrevistados)

Conhecimento prévio de termo nutricosméticos

Conhecer aspectos gerais sobre cosméticos e alimentação dos entrevistados

Fonte das informações

Relação alimentação e status da saúde

Relações nutricosméticos e aparência física

Visão geral sobre cosméticos

Parte III (Questões para quem já utilizou um nutricosméticos)

Onde os nutricosméticos estão disponíveis para compra?

Visão do uso de um produto nutricosmétco

Tempo (meses) da utilização e resultado

Quadro 1-Partes do questionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (300.7 Kb)   docx (97.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com