TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Plantio Direto (SPD)

Por:   •  14/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1 (aulas 1 e 2)

 

Para respostas adequadas, recomenda-se que além da consulta ao material impresso (arquivos), o aluno assista as vídeo-aulas, acesse os materiais bibliográficos e sítios da internet indicados.

 

1) conceitue o que é o Sistema Plantio Direto (SPD) e descreva, com suas palavras, por que se trata de um novo paradigma na agricultura.

R: O Sistema de Plantio Direto (SPD) consiste na utilização de um conjunto de tenologias baseadas em três fundamentos, sendo eles: a ausência de revolvimento ou preparo do solo, manutenção permanente da cobertura do solo por restos de culturas ou plantas vivas e utilização de rotação de culturas. Segundo Hernani & Salton (1998) o SPD é a forma de manejo conservacionista que envolve todas as técnicas recomendadas para aumentar a produtividade, conservando ou melhorando continuamente o ambiente.

O SPD pode ser visto como um novo paradigma na agricultura pois propõe uma mudança de pensamento dentro da atividade agropecuária no que diz respeito ao contexto socioeconômico com preocupações ambientais, visto que sua utilização objetiva conciliar  produtividade das culturas, a redução de custos de produção e a preservação ambiental. Com sua utilização o solo fica menos exposto a erosões e outras causas que possam vir a provocar a perca de nutrientes e desastres ambientais devido a manutenção da palha e demais restos vegetais das culturas anteriores, além de ser um sistema que traz uma redução de custos ao produtor visto que este não precisará usar tratores ou outros insumos na preparação do solo, preservando assim o meio ambiente.

 

2) nas condições atuais da agricultura brasileira, considerando as informações disponíveis, quais seriam as principais razões para a adoção do SPD?

        R: Atualmete as razões para se adotar o SPD são variadas; além de reduzir a erosão do solo ele também é utilizado por reduzir custos, minimizar o uso de insumos, maior produtividade das lavouras, menor impacto ambiental, manutenção da umidade do solo, melhorar o ambiente do solo, aumentar atividade biológica, menor dependência do clima, menor utilização de máquinas e equipamentos, melhor utilização do tempo, competitividade e eficiência, sustentabilidade do ambiente, melhor qualidade de vida ao homem do campo, menores custos com recuperação de estradas e carreadores, incorporação de áreas normalmente marginais para o cultivo de grãos e execução de uma agricultura mais racional e sustentável.

3) na comparação entre o sistema convencional (com operações de preparo do solo) e o SPD, encontramos muitas as diferenças.  Aponte quais você julga as mais importantes e justifique sua escolha.

R: Entre as diferenças do Sistema Convencional e do SPD, na minha opinião, se destacam a ausência de revolvimento ou preparo do solo dando espaço para a manutenção permanente da cobertura do solo por restos de culturas ou plantas vivas, pois isso permite a redução ou até a eliminação das perdas de solo por erosão, além da conservação e melhoramento do solo; a redução de custos de produção com o SPC em relação ao PC devido a menor utilização de máquinas, equipamentos ou outros insumos gerando assim uma maior rentabilidade da produção; e a possibilidade de uma produção sustentável, pois assim teremos um menor impacto e uma maior preservação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com