TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Medicinal Da Babosa

Dissertações: O Uso Medicinal Da Babosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Os Fitoterápicos são obtidos com tecnologia adequada, utilizando exclusivamente matérias-primas vegetais, associando seu baixo custo à atividade terapêutica e a grande disponibilidade da matéria-prima e a cultura relacionada ao seu uso. Sua finalidade é profilática para fins de diagnóstico, paliativa ou curativa. “São caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade.” (PENILDON, 2006). Para o tratamento com fitoterápicos é requerido um diagnóstico correto do problema, para que seja obtido um resultado eficaz, ocasionando assim benefícios à saúde.

A Aloe vera, conhecida popularmente no Brasil como babosa, devido à consistência viscosa no interior de suas folhas. Segundo Lima (2010), a folha de babosa é carnosa e contém no seu interior um líquido claro, viscoso e macio, semelhante a uma geleia. Sendo extremamente conhecida e utilizada no mundo inteiro para fins medicinais, pertence à família das Liliáceas, do gênero Aloes. “Aloes são plantas cultivadas em várias partes do mundo, com mais de 400 espécies catalogadas. Tem uso e conhecimento popular e também envolve pesquisas científicas de ponta.” (PATROCÍNIO, 2012). Dentre as Aloes a espécie Aloe vera é a mais conhecida, facilmente adaptável e ocorre naturalmente em todo o mundo. É utilizada pelo homem há milhares de anos antes da Era Cristã. Nas paredes dos templos dos antigos egípcios era possível encontrar desenhos que mostravam que a polpa foi usada externamente para combater úlceras, infecções parasitárias da pele e queimaduras.

Segundo Patrocínio, o gel produzido a partir da Aloe vera vem tendo comprovações científicas “in vivo” referente aos efeitos da ação anti-inflamatória, ação imunológica, como cicatrizante e atribui os benefícios da planta ao sistema bioquímico que possui. Estima-se que a babosa possui aproximadamente mais de 200 substâncias ativas, e os polissacarídeos são os principais responsáveis pela aparência viscosa do gel, podendo chegar a 30% da quantidade de substâncias com benefícios nutricionais, cosméticos e terapêuticos.

Em muitos cosméticos direcionados à beleza é possível encontrar a babosa como principal ingrediente, visando cuidados com os cabelos e pele, agindo como lubrificante devido às suas propriedades terapêuticas que, funciona como um condicionador natural para cabelos secos e quebradiços, capaz de tornar os fios mais hidratados e brilhantes.

A babosa tem sido utilizada na indústria cosmética como emoliente e de produtos de higiene pessoal na produção de cremes, loções, sabonetes, xampus para tratamento de cabelos, produtos de limpeza facial, pomadas e géis contra queimaduras de sol e apresenta alta aplicabilidade nos produtos fotoprotetores, pois contém altos teores de substâncias absorvedoras de raios UVA e UVB.

A planta apresenta princípios ativos ricos em tecidos orgânicos, enzimas, vitaminas, sais minerais e aminoácidos e antioxidantes que evitam o envelhecimento das células pela presença das antraquinonas como aloenina, barbaloína e isobarbaloína em sua composição química. Possui alta capacidade de aceleração da regeneração das células da pele, o gel que a planta contém, onde estão presentes alguns tipos de glicoproteínas e polissacarídeos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com