TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O advogado oferece uma falta de ética ao proporcionar uma atitude diferente aos clientes de diferentes níveis sociais?

Exam: O advogado oferece uma falta de ética ao proporcionar uma atitude diferente aos clientes de diferentes níveis sociais?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Exam  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

Responder, individualmente, à seguinte questão: “O advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais?”. Justificar sua resposta.

Resposta 1 – Leydiane

Todos os clientes merecem e devem ser tratados com cordialidade e respeito, independente do nível social. Dessa forma, um advogado que preza pela Ética deve agir com justiça e imparcialidade sempre.

De acordo com a própria constituição, “todos são iguais perante a lei”, sendo assim, o tratamento deve ser o mesmo para todos os clientes. Contudo, existem casos em que o advogado percebe que seu cliente não tem condições financeiras, ou possui um baixo nível intelectual e, por isso, é mais flexível em relação a parcelamento e também passa a usar uma linguagem mais simples e informal para facilitar a comunicação entre ambos, o que não compromete sua ética profissional, pelo contrário, ressalta suas qualidades como ser humano e como operador do Direito.

Resposta 2 – Cyntia

Sim, o advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais, uma vez que isso é constatado como discriminação. Independente do nível social e da etnia, a própria constituição assegura que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. O profissional de direito deve ser o primeiro a conhecer e respeitar essa determinação.

O advogado deve lutar para e pela justiça, a favor do seu cliente, visto que a própria lei diz que o advogado é indispensável à administração da justiça.

Caso o advogado não tenha a certeza que o cliente conseguirá pagar seus honorários, ele não é obrigado a pegar a causa, mas uma vez que ele se compromete deverá cumprir com seu papel, com todo desempenho e esforço, podendo até pensar em uma forma de pagamento facilitada para o cliente, pois o advogado não pode cobrar menos que o estabelecido pela OAB.

Resposta 3 – Tatiane

Todos os clientes devem ser tratados igualmente, independente do nível social. Quando um advogado privilegia um cliente porque ele tem uma situação financeira mais elevada, ele comete falta de ética. Caso o cliente não tenha condições financeiras, o advogado tem a liberdade de parcelar os honorários, facilitando, dessa forma, o pagamento, o que não deve interferir na sua dedicação para com o cliente.

Resposta 4 – Sara

Sim, o advogado que dá tratamento diferenciado para os seus clientes por causa da diferença de nível social, comete discriminação e, consequentemente, falta de ética. O foco principal do advogado não deve ser a recompensa financeira e sim operar o direito de forma justa e devida, buscando sempre à solução de problemas em beneficio do seu cliente, tratando todos igualmente, pois a própria legislação diz que “todos são iguais perante a lei”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com