TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O manejo da bola, jogo passivo

Abstract: O manejo da bola, jogo passivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Abstract  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 11

Regra 7 - O MANEJO DA BOLA, JOGO PASSIVO

No Manejo da Bola é permitido:

7:1 Lançar, agarrar, parar, empurrar ou golpear a bola usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos.

7:2 Segurar a bola durante, no máximo 3 segundos, também quando ela estiver em contato com o solo (13:1a).

7:3 Dar no máximo 3 passos com a bola (13:1a); Se considera dar um passo quando:

a) um jogador que estiver parado com ambos os pés em contato com o solo, levanta um pé e o apóia novamente ou move um pé de um lugar ao outro.

b) um jogador estiver tocando o solo somente com um pé, agarra a bola e então toca o solo com o outro pé.

c) um jogador que estiver saltando toca o solo somente com um pé e então salta novamente sobre o mesmo pé ou toca o solo com o outro pé.

d) um jogador que estiver saltando toca o solo com ambos os pés simultaneamente e então levanta um pé e o apóia novamente ou move um pé de um lugar para outro.

Comentário:

Não se viola nenhuma regra quando um jogador, de posse da bola, cair no solo, deslizar e logo se colocar de pé e jogar a bola. Isto também se aplica se o jogador “mergulhar” atrás da bola, a controlar e se colocar de pé para jogá-la.

7:4 Estando parado ou correndo:

a) quicar a bola uma vez e agarrá-la novamente com uma ou duas mãos;

b) quicar a bola repetidamente com uma mão (drible) e então agarrá-la ou pegá-la novamente com uma ou ambas as mãos;

c) Rolar a bola sobre o solo repetidamente com uma mão e então agarrá-la ou pegá-la de novo com uma ou ambas as mãos.

Tão logo a bola, posteriormente, for dominada com uma ou ambas as mãos, ela deve ser jogada dentro dos 3 segundos seguintes ou depois de no máximo 3 passos (13:1a).

O quique ou drible inicia-se quando o jogador toca a bola com qualquer parte de seu corpo e a lança em direção ao solo.

Depois que a bola tocou outro jogador ou a baliza, se permite a este jogador dar um toque na bola ou quicá-la e agarrá-la novamente (Ver, contudo, 14:6).

7:5 Passar a bola de uma mão para a outra sem perder contato com ela.

7:6 Jogar a bola enquanto ajoelhado, sentado ou deitado no solo; isto significa que é permitido executar um tiro (por exemplo, um tiro livre) de tal posição, se os requisitos da Regra 15:1 são respeitados, incluindo a necessidade de ter uma parte de um pé em constate contato com o solo.

No manejo da bola não é permitido:

7:7 Tocar a bola mais de uma vez depois que ela foi controlada, a menos que ela tenha tocado o solo, outro jogador, ou a baliza neste meio tempo (13.1a); tocá-la mais de uma vez não será penalizado, se o jogador cometer uma “falha de recepção”, ou seja, falhar na tentativa de controlá-la ao tentar agarrá-la ou detê-la.

7:8 Tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for arremessada por um adversário (13:1a-b, ver também 8:7e).

7:9 O jogo continua se a bola tocar num árbitro dentro da quadra.

7:10 Se um jogador em posse da bola se movimentar apoiando um ou ambos os pés fora da quadra (e a bola ainda estiver dentro da quadra) por exemplo para passar ao redor de um jogador defensor, será aplicado um tiro livre para o adversário (13:1a).

Se um jogador da equipe em posse de bola se posiciona fora da quadra sem a bola, os árbitros devem indicar ao jogador para ele se posicionar dentro da quadra. Se a ação for repetida pela mesma equipe será aplicado um tiro livre a favor da equipe adversária (13:1a) sem qualquer outro pré-aviso. Tais ações não conduzem a uma punição disciplinar, segundo as Regras 8 e 16.

Jogo passivo

7:11 Não é permitido manter a bola em posse sem realizar nenhuma tentativa reconhecível de ataque ou arremesso à baliza. Similarmente, não é permitido atrasar repetidamente a execução de um tiro de saída, tiro livre, tiro lateral ou tiro de meta de sua própria equipe (ver Esclarecimento nº 4). Esta situação é considerada como jogo passivo e deve ser penalizada com um tiro livre contra a equipe em posse de bola, a menos que a tendência ao passivo cesse (13:1a).

O tiro livre será executado do lugar onde a bola estava quando o jogo foi interrompido.

7:12 Quando se reconhece uma tendência ao jogo passivo, o gesto pré-passivo de advertência (Gesto forma nº 17) será mostrado. Isto oportunizará à equipe em posse de bola a mudança em sua maneira de atacar, para evitar a perda de posse de bola. Se o modo de atacar não mudar depois que o sinal de pré-passivo foi mostrado, ou se nenhum arremesso à baliza for realizado, então um tiro livre é ordenado contra a equipe em posse de bola (ver Esclarecimento nº 4).

Em certas situações, os árbitros também podem ordenar um tiro livre contra a equipe com posse de bola sem nenhum sinal de pré-passivo, por exemplo, quando um jogador evita intencionalmente utilizar uma clara chance de marcar um gol.

Regra 8 - FALTAS E ATITUDES ANTIDEPORTIVAS

Ações Permitidas

8:1 É permitido:

a) usar uma mão aberta para tirar a bola de da mão de outro jogador;

b) usar os braços flexionados para fazer contato corporal com um adversário, e desta maneira controlá-lo e acompanhá-lo;

c) usar o tronco para bloquear o adversário na luta pela posição.

Comentário:

Bloquear significa impedir que um adversário se mova para um espaço vazio. Bloquear, manter o bloqueio e sair do bloqueio deve, a princípio, ser realizado de maneira passiva em relação ao adversário (ver, contudo 8:2b)

Infrações que normalmente não implicam numa sanção disciplinar (considerar, contudo, os critérios para a tomada de decisão indicados em 8:3a-d)

8:2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com