TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que significa "Empreendedorismo"?

Tese: O que significa "Empreendedorismo"?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Tese  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

O que significa Empreendedorismo

Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.

Os desafios do empreendedorismo

Hoje vivemos um período de efervescência do capitalismo (apesar da atual crise econômica). Existe de fato uma competitividade voraz em que prevalece a lógica darwiniana da sobrevivência do mais forte e, por esse motivo, estimular o empreendedorismo é fundamental para o crescimento econômico de uma nação. Embora existam inúmeros exemplos de empreendedores brasileiros, o país ainda caminha a passos lentos rumo ao fortalecimento do empreendedorismo como uma cultura nacional.

Não podemos negar que existem iniciativas louváveis de fomento ao empreendedorismo, principalmente na forma de cursos. Mas ainda faltam muitos investimentos, públicos e privados, para pesquisas científicas no mundo acadêmico. O Brasil também está muito atrás, por exemplo, com relação ao número de patentes.

É preciso um conjunto de medidas que fortaleçam esse conceito. Governo e organizações devem se unir para elaborar um sistema de desenvolvimento do empreendedorismo, com incentivos fiscais, desenvolvimento de novos cursos, fortalecimento de pesquisas científicas e formalização de patentes, estímulo da cultura empreendedora em regiões mais remotas, etc. Não é uma caminho muito difícil de ser trilhado, basta apenas muita força de vontade

O perfil do empreendedor

Os estudos na área do empreendedorismo mostram que as características ou o espírito empreendedor, da indústria ou da instituição, não é um traço de personalidade. Para Meredith, Nelson e Nech (apud UFSC/LED 2000 p. 51) “ Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.

O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo. De acordo com Gerber (1996), o século XVIII foi marcado por grandes modificações nos processos industriais. A revolução industrial teve início no século XVII, se caracterizando pela mudança dos processos produtivos que eram feitos manualmente e passaram a ser feitos por máquinas. Essa época modificou ou transformou os meios de produção, as relações econômicas, as relações sociais e as relações culturais. Como conseqüência aconteceu a divisão do trabalho, a produção em série e a urbanização. O homem passou a ser visto como uma máquina produtiva e não como gente (Leite, 2000).

Procurando cada vez mais a eficácia, surgiram os grandes pensadores aliados aos interesses dos empresários. Cenários com novas estratégias. Falase em marketing e relações humanas. As idéias de Taylor imperam, porém o consumidor se faz ouvir, surgindo a segmentação do mercado de Sloan: a diversidade, modelos específicos para usuários diferentes. Ela foi colocada em cheque com o mundo da informática, com a nova visão de mundo. Ouviu-se, então, Peter Drucker, considerado o pai da gestão. Colocou-se de lado o mecanicismo e surgiu a preocupação com o indivíduo. Descobriu-se que, para o bom desempenho, auto-estima é vital. Com as tecnologias de informação, o homem passa a ser o centro das atenções.

Hoje, fala-se do “Capital Intelectual” que nada mais é do que: conhecimento, experiência, especialização. Ferramentas ou estratégias utilizadas para se ter sucesso e ser competitivo. A mão-de-obra passa a ser cabeça-de-obra. É o conhecimento e a capacidade gerando novas idéias. O foco está nas pessoas. Assim, o perfil do profissional de sucesso que lidera suas concepções e suas atitudes está em pessoas que conseguem harmonizar esforços individuais ou coletivos e que criam algo novo e criativo.

Segundo Leite (2000), nas qualidades pessoais de um empreendedor, entre muitas, destacam-se:

a) iniciativa;

b) visão;

c) coragem;

d) firmeza;

e) decisão;

f) atitude de respeito humano;

g) capacidade de organização e direção.

Traçar metas, atualizar conhecimentos ser inteligente, do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, de qualidade e gestão, são mudanças decorrentes da globalização e da revolução da informação. O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente. Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia.

Buscam-se profissionais que desenvolveram novas habilidades e competências, com coragem de arriscar-se e de aceitar novos valores, descobrindo e transpondo seus limites. O futuro é cheio de incertezas, por isso, é preciso refletir sobre: habilidades pessoais e profissionais; criatividade; memória; comunicação; como enfrentar este século. Diferenciar-se dos demais, revalidar seu diploma pessoal e profissional, rever convicções, incorporar outros princípios, mudar paradigmas, sobrepor idéias antigas às novas verdades, este é o perfil do profissional que, trocando informações, dados e conhecimentos, poderá fazer parte do cenário das organizações que aprendem, das organizações do futuro. São mudanças socioculturais e tecnológicas que fazem repensar hábitos e atitudes frente às novas exigências do mercado.

CARACTERISTICAS DO EMPREENDEDOR

Disposição de correr riscos: Uma das características marcantes do empreendedor é a sua capacidade de correr riscos. Entretanto, os riscos aos quais o empreendedor se expõe são moderados e calculados. É um mito a idéia de que o empreendedor é um jogador audaz que se aventura aos riscos do caminho sem pesar as consequencias. Associados a essa característica estão a coragem e a audácia. A coragem é a disposição para enfrentar uma dificuldade e audácia é o impulso para a realização de atos arrojados.

Orientação para a realização: A necessidade de realização é uma característica distintiva do empreendedor. Os empreendedores se sentem motivados para criar e realizar coisas. Eles fazem as coisas acontecerem e são orientados para a ação. São reconhecidos por transformar idéias em negócios, transformar sonhos em projetos e transformar projetos em novos processos, produtos ou serviços.

Capacidade de explorar oportunidades: O empreendedor está sempre atento às oportunidades à sua volta. De acordo com Birley e Muska (1997), a chave do empreendedorismo é “a capacidade de identificar, explorar e capturar o valor das oportunidades”.

Inovação: A inovação ocorre por meio da vontate do empreendedor de fazer as coisas de uma maneira diferente. Ele se esforça para estar sempre à frente, trazendo novidades para o meio que atua.

Necessidade de controle: Os empreendedores gostam de estar no controle e têm dificuldade de serem controlados. Eles consideram sufocantes os relacionamentos com a autoridade e com estruturas a ela associadas.

Otimismo: Os empreendedores têm uma visão positiva sobre a vida seus negócios. Eles acreditam que as coisas vão dar foco nas oportunidades e não nas dificuldades.

Dedicação: Os empreendedores se dedicam aos seus projetos e não economizam esforços para esses se realizarem.Paixão pelo o que faz: O empreendedor é apaixonado pelo seu trabalho, com o qual tem um profundo envolvimento e comprometimento. Ele gosta das atividades, sente prazer em trabalhar e satisfação em fazer as coisas.

Persistência: É o que move o empreendedora seguir em frente, mesmo com os obstáculos e dificuldades que aparecem no caminho. Outras características dos empreendedores que podem ser associadas à persistência é a resiliência, que é a resposta positiva a uma diversidade e a flexibilidade, que é a capacidade de adaptação às diversas mudanças que ocorrem num ambiente.

Sensibilidade à platéia: Os empreendedores sentem a necessidade de serem ouvidos e de serem reconhecidos pelo que fazem. Eles se preocupam com a sua reputação e com a opinião que a família, os amigos e o público têm em relação a eles.

TIPOS DE EMPREENDEDOR

Empreendedor por oportunidade: O empreendedor por oportunidade é aquele que se lança ao negócio próprio por perceber um nicho de mercado em potencial. A busca de uma oportunidade pode ser motivada pela busca de independência, de aumento de renda pessoal ou pela realização de um sonho. É o empreendedorismo por oportunidade que promove o desenvolvimento econômico.

Empreendedor por necessidade: O empreendedor por necessidade é a pessoa que se aventura à criação do negócio próprio para sobreviver à escassez dos empregos formais em organizações. É o indivíduo que não encontra espaço no mercado de trabalho e encontra no empreendedorismo

uma forma de fugir do desemprego. Nesse caso o empreendedorismo não é idealizado e se apresenta como mais uma alternativa de sobrevivência de que uma escolha planejada.Empreendedor corporativo (ou intra-empreendedor): É aquele que a partir de uma idéia, dedica-se entusiasticamente em transformá-la em um produto de sucesso. São desbravadores que investem no seu desenvolvimento dentro da organização.

Empreendedor externo: Aquele que desenvolve e administra um projeto com foco nas tendências e necessidades do mercado, visando satisfazer determinado público. É um profissional independente que gerencia suas ações sem um vínculo específico com uma organização, ditando sua política, cultura e administrando seus riscos de forma livre.

Empreendedor social: São aqueles que assumem uma atitude pró-ativa no que diz respeito ao desenvolvimento integrado da sua comunidade, da sua cidade ou país. Ele está voltado a projetos ligados à sociedade e qualidade de vida.

TIPOS DE NEGÓCIO RAMO E ATIVIDADE

Exemplos e SETORES DE ATIVIDADES:

INDÚSTRIA: Gráfica .Metalurgia .Mecânica .Calçados .Química .Vestuário

COMÉRCIO: Veículos .Tecidos .Combustíveis .Ferragens .Alimentos .Acessórios

SERVIÇO: Alimentação .Transporte .Turismo .Manutenção .Saúde .Educação

TIPOS DE NEGÓCIO

EMPRESA FAMILIAR: Tem a grande vantagem de promover o convívio entre os familiares. Apresenta alto nível de confiança, porém existe o risco de numa eventual fase mais difícil, ou até mesmo falência, a principal, senão única, fonte de renda da família fica comprometida, além da possibilidade de tensões psicológicas entre os familiares.

ESCRITÓRIO EM CASA: Tem importantes vantagens: redução de custos, inclusive de implantação, economia de tempo e dinheiro em deslocamento e alimentação, melhor qualidade de vida e integração da família. Também apresenta ameaças como risco de sobrecarga de trabalho, perda de privacidade e falta de ambiente apropriado para receber clientes.

COOPERATIVA: Sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeita à falência, constituída para prestar serviços a seus associados (número mínimo de 20 pessoas físicas).É uma empresa com dupla natureza, que contempla o lado econômico e o social de seus associados. O cooperado é, ao mesmo tempo, dono e usuário da cooperativa: como dono, ele vai administrar a empresa e, como usuário, vai utilizar os serviços.

COOPERATIVA

SOCIEDADE DE PESSOAS SOCIEDADE DE CAPITAL OBJETIVA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS OBJETIVA O LUCRO NUMERO ILIMITADO DE ASSOCIADOS NUMERO LIMITADO DE ACIONISTAS1 VOTO POR PARTICIPANTE 1 VOTO POR AÇÃO AS QUOTAS SÃO INTRANSFERÍVEIS AS AÇÕES PODEM SER VENDIDAS RETORNO PROPORCIONAL AO VALOR DAS OPERAÇÕES

EMPRESA NÃO COOPERATIVA

SOCIEDADE DE CAPITAL OBJETIVA O LUCRO NUMERO LIMITADO DE ACIONISTAS 1 VOTO POR AÇÃO AS AÇÕES PODEM SER VENDIDASDIVIDENDO PROPORCIONAL AO VALOR DAS AÇÕES DIVIDENDO PROPORCIONAL AO VALOR DAS AÇÕES

ASSOCIAÇÃO: Associativismo ou ação associativa é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne um grupo de pessoas ou empresa para representar e defender os interesses dos associados e estimular desenvolvimento técnico, profissional e social. É uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria. São entidades constituídas de pessoas físicas, em alguns casos também de pessoas jurídicas, dirigidas por uma diretoria eleita, cujas funções estão subordinadas à vontade coletiva e democrática de seus associados cristalizadas no seu Estatuto Social, aprovado em Assembléia Gera devidamente registrado e arquivado no órgão competente.

Fonte: Guedes, S. A. – A Carreira do Empreendedor. São Paulo: 2009.

...

Baixar como  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »