TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é atuarial

Projeto de pesquisa: O que é atuarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária remontam as primeiras preocupações em criar garantias aos indivíduos de uma sociedade e se estudar o nascimento e a morte das pessoas.

No século XVII, na Inglaterra e na Holanda, os governos empenhavam-se em vender aos seus súditos títulos públicos que asseguravam ao tomador a recepção de uma renda vitalícia. Assim, foi tornando-se necessário determinar com a maior precisão a importância em dinheiro que deveria ser cobrada em contraprestação ao serviço, para que não houvesse prejuízo à coroa. Esse trabalho foi destinado aos melhores matemáticos da época.

Com isso, foi-se criando a base para o surgimento da matemática atuaria, principalmente a partir do cálculo da probabilidade de Pascal. Graunt e Edmond Halley, na Inglaterra, e De Witt, na Holanda, fizeram estudos levando em conta as leis da probabilidade e a expectativa de vida humana a partir dos registros de nascimentos e óbitos.

Formalmente, a ciência atuarial nasceu no final da primeira metade do século XIX, na Inglaterra. Os primeiros estudos destinavam-se para entidades da área de pensão e aposentadoria, basicamente com o objetivo de estudar a mortalidade da população.

No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais freqüente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, fez com que as ciências atuariais especializassem-se cada vez mais em campos econômicos e financeiros.

A atuária se desenvolveu principalmente à medida que matemáticos, economistas e filósofos se interessaram pelo assunto. Entre os séculos XVIII e XX, tivemos a construção de várias tábuas de mortalidade, como também o desenvolvimento das comutações, ferramenta do cálculo atuarial. Também aconteceu nesse período o 1º Congresso Internacional de Atuária em Bruxelas, no ano de 1895.

A partir de então, as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações, cada vez mais desenvolvidos cientificamente.

DESENVOLVIMENTO

O que é Atuária:

As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.

Essa ciência surgiu há cerca de 150 anos na Inglaterra, estudando basicamente a mortalidade da população. A partir de então, ela voltava-se para o cálculo da expectativa de vida, com interesse nas questões de aposentadoria e pensão.

No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais freqüente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos econômicos e financeiros. A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações, o que gerou cada vez maior necessidade do desenvolvimento das ciências atuariais.

Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: o vida e o não-vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo está mais relacionado à características de curto prazo, como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

Ciências Atuariais ou Estatísticas

Desde 2004 que a entrada para os cursos de Estatística e Ciências Atuariais, de responsabilidade do Departamento de Métodos Estatísticos, passou a ser unificada. Os alunos optam pelo curso de sua preferência apenas após o terceiro período e são alocados de acordo com o rendimento apresentado ao longo do curso.

O curso de Ciências Atuariais habilita o formando como bacharel, conferindo-lhe o título de Atuário. O Atuário é um matemático especialista em seguros e pensões. As áreas de atuação do bacharel em Ciências Atuariais são as empresas de seguros, os bancos de investimentos e as empresas especializadas em planos de previdência privada e, também, os órgãos públicos responsáveis pelo gerenciamento da Previdência Social.

Sua formação envolve sólidos conhecimentos de Matemática, Estatística e disciplinas específicas de Atuária, complementando-se com disciplinas das áreas de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Direito.

Os alunos têm acesso aos laboratórios de recursos computacionais onde podem desenvolver tarefas curriculares e ter contato direto com problemas reais envolvidos nas aplicações de métodos estatísticos.

A Estatística é a Ciência de aprendizagem que inclui, desde o planejamento da coleção dos dados e análise subseqüente dos mesmos, até as atividades que envolvem previsões e tomadas de decisões.

O curso de Estatística prepara o profissional para atuar: na Indústria, no controle da qualidade de linhas de produção; em Hospitais, no acompanhamento de casos de doenças; em Instituições Financeiras, na determinação da alocação ótima de investimentos ou mesmo prevendo o comportamento futuro do mercado; em Instituições Públicas, no estudo da evolução e determinação de índices sócio-econômicos; em Seguradoras, no cálculo de apólices de seguros; em Institutos de Pesquisa de Opinião, na elaboração, desde o planejamento da coleta de informações até a divulgação dos resultados com os respectivos limites de incerteza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com