TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é fadiga?

Tese: O que é fadiga?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Tese  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a Fadiga?

• A Fadiga reporta-se a um somatório de alterações no organismo que, em conjunto, levam a uma sensação generalizada de cansaço e a uma redução das capacidades física e mental!

A Fadiga pode ser encarada de 6 formas diferentes:

•Fadiga Física: exprime-se pela falta de força muscular, por um estado de sonolência e uma grande necessidade de descanso;

•Fadiga Mental: marcada por falta de concentração, lapsos de linguagem e, por vezes, problemas de visão.

•Fadiga Generalizada: reflete num estado de cansaço enfadonho, ao qual se junta à preguiça, uma elevada apatia e também falta de motivação para realizar quaisquer tarefas.

•Fadiga Muscular: caracterizada por uma sensação aguda e dolorosa, em que a capacidade dos músculos diminui devido a excesso de carga muscular localizada e ao stress provocado por esforços físicos intensos.

•Fadiga Emocional: principalmente ligada a pessoas que trabalham com vítimas de acontecimentos traumáticos, sendo por isso um tipo de fadiga comum a forte componente emocional.

•Fadiga Visual: caso de fadiga que se revela através de vários sintomas incômodos como dores de cabeça, contração dos músculos da face, posições incorreta do corpo e uma visão encoberta.

A fadiga pode ser classificada como:

Fadiga Aguda: é o tipo de fadiga mais comum, que desaparece ao fim de certo tempo de repouso, ou com a troca de tarefa, ou então com um abrandamento do ritmo de execução da tarefa em questão.

Fadiga Prolongada: trata-se do tipo de fadiga que vai mais ao extremo, visto que esta não é revertida em curto prazo. Está diretamente ligada ás tarefas realizadas, e os mecanismos de compensação referida na fadiga aguda, normalmente são ineficazes.

Fadiga no Trabalho

O que é?

•É a conseqüência da realização de um trabalho contínuo, que provoca uma redução reversível da capacidade do organismo e, por conseguinte, a degradação da qualidade desse trabalho.

•As causas da fadiga no trabalho são muitas e dos mais variados tipos:

Falta de horas de Sono, Ambiente saturado (falhas de oxigênio, fumo), Monotonia do trabalho, Refeições pesadas, Duração do trabalho, Ruído, Trabalho por turnos, Esforço físico elevado, Trabalho intelectual intenso, Trabalho intelectual intenso, Trabalho sob stress, Estado de doença, Temperaturas extremas (desconforto térmico), Alimentação deficiente, Trabalho em posições incorretas, Grande responsabilidade.

Principais sintomas da fadiga no trabalho

Sensação de cansaço; Compreensão lenta e fraca; Lentidão de raciocínio; Estado de Sonolência; Aversão ao trabalho.

Efeitos

•Quando as pessoas se expõem continuamente a situações de tensão, o que são sintomas de fadiga, passam normalmente a efeitos, provocados por esta, que se manifestam por um agravamento do estado de saúde.

•A fadiga pode afetar grande parte do corpo humano, como por exemplo:

Cabelo: percas excessivas de cabelo;

Cérebro: alterações mentais, insônias, dores de cabeça, irritabilidade, depressão e ansiedade irritabilidade, depressão e ansiedade;

Boca: úlceras e secura excessiva;

Coração: doenças cardiovasculares e hipertensão;

Pulmões: problemas asmáticos e outras doenças respiratórias;

Músculos: doenças neuromusculares, dores espasmódicas no pescoço, dores no fundo das costas e tiques nervosos;

Aparelho digestivo: doenças gastro intestinais, como úlceras no estômago e duodeno, colites ulcerosas e cólon

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com