TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento da sociologia

Tese: O surgimento da sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Claretiano

Sociologia

Nome: Marina Vieira Carvalho

Curso: Gestão de Recursos Humanos

BATATAIS – SP

O Surgimento da Sociologia

A história da sociologia já vem de muito tempo, a sociologia surgiu no século 19 com o propósito de reflexão e entendimento sobre o desenvolvimento da sociedade capitalista, esta que teve seu início no século 18 sob a influência da revolução industrial que aconteceu na Inglaterra e também sob a influência da revolução francesa. A revolução industrial foi um marco para a história, pois essa época deu início ao surgimento das indústrias, e o trabalho que antes era manufaturado foi substituído pelas máquinas, e as pessoas que trabalhavam no campo, os artesãos independentes migraram para a capital em busca de trabalho nessas indústrias e isso modificou a rotina e o modo de viver de muita gente que trabalhava por conta própria, e a partir daí se deu início a longas jornadas de trabalho, sem férias e com salários muito baixos, enfim sem os mínimos direitos do trabalhador, as cidades cresciam de forma impressionante, pois os moradores da zona rural eram obrigados a sair de suas casas devido ao interesse das indústrias e atraídos pelos trabalhos na capital. A partir daí surgem o empresário e o operário e juntamente com essas classes sociais surgem às regras, as horas de trabalho, as metas de produção e dias exaustivos de trabalho.

Em 1789 surge à revolução francesa, essa é uma época que é marcada principalmente pela ideologia, pelo surgimento de palavras como: constituição, democracia, direitos humanos e muitas outras palavras com características democráticas, enquanto na Inglaterra ocorria à revolução industrial, com o surgimento das indústrias, na França ocorria à revolução francesa com o surgimento da ideologia, o grupo que liderava a frente da revolução francesa era burguês que tinham como principal interesse modificar a antiga sociedade e promover mudanças na economia, na política e na cultura, e vale ressaltar que nesse momento se deixa de ter uma visão teocêntrica (Deus no centro do universo) e passa a ter uma visão antropocêntrica (o homem como centro do universo) proporcionando mais conhecimento sobre os fatos cotidianos, e se passa a dar explicações lógicas para os acontecimentos que antes eram dados como causas religiosas, como se tudo acontecesse pela vontade de Deus.

Com o fim do feudalismo e início do capitalismo a sociedade virou objeto de estudo para alguns estudiosos, a sociologia juntamente com outras ciências como a antropologia, economia, psicologia tinham o papel de desvendar e entender como aconteceram todos esses acontecimentos nessa época da modernidade. A sociologia foi à primeira ciência a se preocupar com a totalidade, com os grupos sociais, com a maneira como evoluíram até chegar aonde se chegou, a sociologia estuda todas as totalidades do ser humano, pois não acredita que constituímos somente de partes fragmentadas, é estudada a parte política, religiosa, cultural, moral, a maneira como interagimos com o próximo e de como enxergamos os acontecimentos, esses são os objetos de estudo da sociologia. Alguns estudiosos foram fundamentais no estudo da sociologia, cada um com sua opinião e visão diferente sobre a sociedade, foram eles Emile Durkheim, Karl Heinrich Marx e Max Weber.

Emile Durkheim acreditava que a sociedade não é somente uma soma de indivíduos, mas um sistema que confere àquele tipo de sociedade características próprias. Para ele existia três fatores que distinguia os fatores sociais: coerção social, a exterioridade e a generalidade. A coerção social está ligada a força dos fatos, e a força que esses fatos exercem sobre os seres humanos fazendo-os a comportar da maneira como a sociedade acha correta, ficando assim sua vontade em segundo plano. Outro fator é a exterioridade que está relacionada com os acontecimentos, com os fatores sociais existentes e que influenciam um individuo a se comportar de uma determinada maneira. O último

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com