TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento da teoria da gestão

Tese: O surgimento da teoria da gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

IdIntrodução

A “administração” é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilizações de recursos. A palavra administração tem sua origem no latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro. Essa velha conotação de supervisionar ou de só tomar conta de algum empreendimento ou pessoas está hoje totalmente ultrapassada e obsoleta.

[...] a administração é a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados. Assim pensada, ela se configura, inicialmente, como uma atividade exclusivamente humana, já que somente o homem é capaz de estabelecer livremente objetivos a serem cumpridos. (PARO, 1997, p. 18-19)

Surgimento das Teorias da Administração

Desde o inicio dos tempos o homem desenvolve habilidades para sobreviver ao mundo de constantes alterações, um bom exemplo dessas habilidades é a socialização, que é o dom de todo e qualquer ser vivo, no qual ninguém pode ou consegue viver sozinho por muito tempo. Podemos dizer que na Administração, há vários anos essas interações vêm ajudando e muito o ser humano, através do diálogo o homem gera discussões para chegar a um senso comum, gerando a solução de problemas.

Podemos especular que os primeiros vestígios de administração foi aproximadamente há 5.000 a.C. na Suméria, quando os aldeões procuravam a solução para um problema do cotidiano e partir daí adotaria um padrão para a resolução do embate.

Só a partir da Revolução Industrial a Administração começou a tomar força, a fim de resolver os problemas mais urgentes das indústrias em emergentes. E de lá pra cá esse dom só vem se aperfeiçoando através das teorias tratadas mais a fundo adiante.

Como todo ser humano a Administração recebeu várias influências de diversas áreas do conhecimento humano, como:

- Filosofia: agregou as teorias de vários pensadores como, Aristóteles, Platão e Sócrates;

- Igreja: recebeu a base dos pensamentos administrativos;

- Instituições Militares: integrou a ordem no planejamento e na organização;

- Economistas Liberais: Engels e Marx trouxeram a essência do socialismo e sindicalismo,

- Empreendedores: criaram as principais condições para o surgimento das teorias administrativas.

As Teorias Gerais da Administração podem ser divididas três principais Eras:

1º Era Industrial Clássica: que aborda as teorias de:

• Frederick Winslow Taylor: Movimento da administração cientifica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas. Implantada nos Estados Unidos prioriza a administração do nível operacional até o nível gerencial, ou seja, de baixo para cima.

• Henry Ford: Linha de montagem; produtos, peças trabalhadores padronizados; eficiência no processo produtivo. Desenvolveu a sua teoria na França enfatiza a administração a partir do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com