TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCÍPIOS DA QUALIDADE

Por:   •  28/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

INTRODUÇÃO        

PRINCÍPIOS DA QUALIDADE        

ISO 9000 – Definição        

Indicadores e o Acompanhamento da Qualidade        

Conclusão:        

Bruno Martins de Melo        

Eduardo Maciel da Silva Filho        

Eduardo Silva Correr        

Francisco Edson da Silva Souza        

Gabriel Silva Brito        

Jaqueline Nunes Gonçalves de Carvalho        

Jorge Joaquim de Sousa        

José Rivanildo de Oliveira        

Referências Bibliográficas:        



INTRODUÇÃO

A atividade proposta pelo professor nos propõe saber o verdadeiro valor dos princípios da qualidade, o uso dos indicadores e o acompanhamento da qualidade dos serviços prestados, através do sistema de qualidade. Buscando o entendimento, para a melhor aplicação desses princípios e indicadores na rotina das organizações.

PRINCÍPIOS DA QUALIDADE

Princípios da qualidade é um conjunto de regras fundamentais, no qual a empresa deve buscar, antes inclusive de começar a implantação de um SGQ.

 Os princípios que vamos abordar são os oito citados abaixo (relacionados à ISO), alguns desses princípios provavelmente as organizações já mantém em funcionamento e alguns outros talvez seja necessário fazer uma reflexão a respeito, convocar os líderes e colaboradores, para rever algumas normas na política e na cultura da organização, para conseguir programar e colocá-las em pratica.

Princípios da Qualidade – ISO 9000

Princípios utilizados para implantar o Sistema da Qualidade (SGQ)

Foco no Cliente: Qualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto, ou serviço. Pois é do cliente que entra os recursos para a sobrevivência da organização, é importante que as organizações busquem o atendimento pleno das necessidades do cliente.

Liderança: É preciso sempre manter os colaboradores envolvidos motivados, para assim a empresa atingir seus objetivos, e é essa iniciativa e as decisões para isso acontecer que tem que partir da liderança.

Envolvimento das Pessoas: Quaisquer que seja a organização, ela é formada por pessoas que em conjunto constituem a essência da organização.

Portanto a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos fazendo com que eles se sintam indispensáveis para a organização.

Abordagem por Processos: Uma visão sistemática do funcionamento da organização como um todo, possibilita o alcance mais eficiente dos resultados desejados e isso é alcançado por uma abordagem de processos.

Abordagem Sistêmica de Gestão: A abordagem sistêmica na gestão da qualidade permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo.

Melhoria Contínua: Para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos e serviços, atendendo suas necessidades atuais e futuras, excedendo suas expectativas, é necessário que ela tenha seu foco voltado sempre para a melhoria continua do seu processo e produto, sempre realizando inspeções e auditorias para identificar problemas e suas causas.

Abordagem factual para a Tomada de Decisão: Todas as decisões dentro de um sistema de gestão da qualidade devem ser tomadas com base em fator, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema de monitoramento.

Benefícios Mútuos nas Relações com Fornecedores: A abordagem deve buscar o relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores através do desenvolvimento de alianças estratégicas, parcerias e respeito e conjunto de ambas as partes, pois o trabalho em conjunto de ambos facilitara a criação de valor.

ISO 9000 – Definição

É um conjunto de normas que visa a melhoria contínua de produtos e serviços.

A ABNT ISO 9000 é o passaporte da qualidade de um produto ou serviço, para que ele seja aceito no mercado mundial, por isso é que mais e mais as organizações Brasileiras estão adotando essas normas de qualidade.

Para se obter a ISO 9001, uma das normas  da série ISO 9000, as organizações precisam passar por uma auditoria de certificação. Essa auditoria é feita por uma instituição credenciada, que confere se o sistema da qualidade implantado por essas organizações realmente merecem o certificado.

ISO 9000 foi desenvolvido por uma organização internacional chamada ISO (Organização Internacional para a Padronização, que no Brasil é representada pela ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas ). Essa organização é formada

por mais de 150 países, e desenvolve normas com o objetivo de garantir a qualidade em âmbito internacional.

A pesar de existirem outras normas que permitem organizar o sistema da qualidade, a série ISO 9000 temos sido as preferidas, pois facilita as relações internacionais de

comércio entre clientes e fornecedores dos quatro continentes, e é o sistema de qualidade mais exigido pela União Europeia.

A ISO 9000 também é útil como um patamar para adoção de programas da qualidade mais avançados.  Mas o que consta exatamente no conjunto de normas ISO?

Vário documento s compõe o sistema da qualidade, para entender melhor as ideias básicas do SOS sistemas de gestão, existe a ABNT ISO 9000.  

O documento chamado SGQ, Fundamentos e Vocabulários explica o sistema de gestão e os termos que serão usados sua implantação.

O documento chamado ABNT NBR ISO 9001 indica as exigências e os requisitos necessários para que o sistema de gestão possa ser avaliado.

Já o documento SGQ Diretrizes para melhorias de desempenho, conhecido como ABNT NBR ISO 9004, explica como melhorar sempre o programa de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com