TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo Fundamental Da Contabilidade

Trabalho Universitário: Objetivo Fundamental Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 4

EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

DO PERÍODO INTUITIVO PRIMITIVO À CONTABILIDADE ELETRÔNICA

Márcia Elisa Rodrigues

Aluna de Graduação em Ciências Contábeis - FADERGS

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa sobre a evolução da contabilidade, do período primitivo até a contabilidade eletrônica, e também demonstrar a importância. Sendo a contabilidade uma ciência, é um processo sempre em elaboração, por isso é ampliada e revisada continuamente. A contabilidade é igual em qualquer entidade, porém necessita de adequação em cada tipo de empresa. Contadores, empresários e administradores, tiveram que adaptar-se diante das mudanças significativas ao longo do tempo advindas da evolução da economia, do crescimento das empresas, da criação de corporações e com a abertura do capital das empresas para investidores nas bolsas de valores, tiveram que alterar os procedimentos contábeis. Da mesma forma, a evolução da informática trouxe grande avanço na forma de registrar os eventos contábeis, para a integração das informações e para a transmissão das mesmas às partes interessadas.

Palavras-chave: Evolução da contabilidade; contabilidade eletrônica; procedimentos contábeis.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar a evolução da história da contabilidade do período intuitivo primitivo à contabilidade eletrônica.

Segundo Schmidt (2000), a Contabilidade teve origem na necessidade do homem de controlar os registros de aquisições de bens.

Embora se diga que a Contabilidade teve seu início através do trabalho do Frei Luca Pacioli, foram encontrados, em períodos anteriores, outros tipos de registros que remontam à Ciência Contábil, com formas diversas de registrar a movimentação de riqueza.

Muito se perdeu pelo tempo sobre o início dos registros contábeis. A natureza sigilosa dos registros e a ética já exigida em tempos remotos contribuíram para a imprecisão das datas no processo evolutivo. (SÁ, 1997, p. 17).

Assim como o homem progrediu, a Contabilidade também progrediu e tornou-se uma ferramenta indispensável para o progresso da humanidade. (SCHMIDT, 2000, p. 12).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Lopes de Sá (1997, p. 8), em seu livro História Geral e das Doutrinas da Contabilidade, considerou que “A literatura de história da Contabilidade, hoje em grande desenvolvimento em várias partes do mundo, é, todavia, escassa no Brasil.”

O pensamento contábil evoluiu pelo tempo e existiram etapas distintas que caracterizaram os progressos desta ciência. (LOPES DE SÁ, 1997, p. 11)

Conforme Schmidt (2000), os principais estágios de Evolução da Contabilidade estão resumidos conforme segue:

- 8000 a.C., eram utilizadas simples fichas de barro com vários formatos (discos, cilindros, triângulos, cones, ovóides, tetraedros) para o controle do cultivo agrícola e criação de animais;

- 4400 a.C., as fichas tornam-se complexas, aparecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com