TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oferta da carteira

Relatório de pesquisa: Oferta da carteira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Proposta de Portfólio

OBJETIVO DO PORTFÓLIO:

Este portfólio tem o objetivo de desenvolver em você aluno a habilidade de manipular as particularidades do Balanced Scorecard.

PROPOSTA:

Olá caros alunos, A proposta para a elaboração do portfólio da disciplina de Administração Financeira e

Orçamentária II é sobre os detalhes do Balanced Scorecard, ou seja:

Pesquise e comente, com detalhes, sobre os objetivos - Crescimento, Sustentação e Colheita - relacionados com a perspectiva financeira do Balanced Scorecard.

Balanced Scorecard

O termo utilizado, Balanced Scorecard, reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e entre perspectivas interna e externa (KAPLAN e NORTON, 1997: 7).

O BSC focaliza o desempenho organizacional sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. Os autores formulam uma hipótese sobre a cadeia de causa e efeito que leva ao sucesso no nível estratégico.

PERSPECTIVA FINANCEIRA

O BSC deve servir de incentivo para que as unidades de negócio vinculem seus objetivos financeiros à estratégia da empresa. Qualquer indicador selecionado deve fazer parte de uma cadeia de causa e efeito que culmine com a melhoria do desempenho financeiro (figura 1).

Ao selecionar indicadores financeiros a serem usados no BSC, deve-se ter em mente dois objetivos: definir o desempenho financeiro esperado da estratégia e servir de meta principal para os objetivos e medidas de todas as outras perspectivas do BSC.

A escolha dos indicadores financeiros depende da fase do ciclo de vida em que a empresa ou unidade de negócios se encontra. KAPLAN e NORTON (1997: 53) apontam três fases no ciclo de vida: crescimento, sustentação e colheita. O ciclo de vida se inicia com a fase de crescimento, na qual são necessários elevados níveis de investimento para criar a infraestrutura, implantar os processos internos necessários ao funcionamento da empresa e ampliar rapidamente a fatia de mercado. A fase de sustentação caracteriza-se pela busca da lucratividade e retorno do capital investido, melhoria dos processos internos, e é a fase na qual a maior parte das empresas e unidades de negócio se encontram. Quando a empresa atinge maturidade, passa para a última fase do ciclo, na qual a meta principal é a maximização do fluxo de caixa operacional em benefício da empresa e diminuição da necessidade do capital de giro. Caberá aos gerentes identificar em que fase encontra-se a sua empresa ou unidade de negócios para estabelecer os objetivos e indicadores financeiros adequados, levando em conta os temas estratégicos da empresa (aumento de receita, redução de custos e utilização dos ativos)

Crescimento, Sustentação e Colheita

Crescimento: nessa fase as organizações geralmente estão no início do seu ciclo de vida.

Sustentação: sustentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com