TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Optica E Calorimetria

Exames: Optica E Calorimetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

Quem foi Newton?

O físico Isaac Newton nasceu em 04 de janeiro de 1643, em Londres, capital inglesa. Além de descobrir a formação da cor branca na luz, foi o criador de várias outras importantes leis da física. Foi ele que formulou a lei da gravidade e dos movimentos, estudos importantes para seu conhecimento.

Experimento: Disco de Newton

A luz está em todo lugar. Ela possibilita enxergar tudo à nossa volta. Mas você sabia que a luz “branca”, vinda do sol ou de uma lâmpada comum é, na verdade, formada basicamente pelas cores do arco-íris? Para provar essa ideia, iremos fazer a experiência mais conhecida como Disco de Newton e criado pelo famoso cientista que dá o nome ao objeto, Isaac Newton. Elaborado durante a disciplina de Física, como parte da avaliação referente ao 4° Bimestre, designada pelo Professor: Welder.

O objetivo geral dessa oficina realizada pelos alunos da E.E.Industrial São josé, do 2°5 , Grupo: Ana Gabrielly, Gabriel Costa, Ingrid Costa, Ilana Santana, Jessica Vieira, Luciana Vieira é mostrar alguns conceitos relacionados com a parte de Óptica em Física, introduzindo uma base sobre como as cores se comportam nos seus diversos aspectos, permitindo o aprimoramento do conceito de física através de praticas experimentais.

E relatada ainda aplicação desta atividade junto a um grupo.

Material Utilizado

• 1 CD;

• Lápis;

• Caixa de lápis de cor com 12 ou mais cores;

• Papel

• Instrumentos de desenho (compasso e régua);

• Tesoura;

• Cola.

Fazendo

Primeiro, pegue uma folha de papel e posicione o CD no centro dela. Com o lápis, faça o contorno do CD e certifique-se de que ele esteja correto. Em seguida, ache o centro da circunferência. Para isso, você pode fazer de diversos modos, você pode tentar achar o centro ou fazer utilizando conhecimentos de desenho geométrico. Ensinarei o segundo modo, por ser mais educativo e recomendado.

• Marque 3 pontos em lugares quaisquer da circunferência.

• Faça as mediatrizes desses segmentos. O encontro das 3 dentro da circunferência será o ponto O (centro). Eu recomendo que você faça os segmentos e mediatrizes bem clarinhos, para que possa ser facilmente apagado depois de pronto e que não comprometa a estética do trabalho.

• Depois, trace as bissetrizes de cada angulo.

• Feito isso, basta pintar cada espaço com uma cor, conforme o disco abaixo, e colocá-lo para girar, se possível, velozmente. Minha dica é usar um ventilador portátil ou um motor à pilha (que pode ser mais difícil de obter, apesar de oferecer resultados bastante melhores). No caso de usar o ventilador, basta retirar a hélice e colocar o CD onde ela estava.

Essa e uma experiência clássica para mostrar que o branco é a soma das cores visíveis.

O grupo viu que a maioria das vezes, fica apenas cinza. Será preciso experimentar vários conjuntos de setores coloridos até achar uma combinação que dê um branco aceitável.

O nosso grupo da à OBS: Na exibição da Feira, Experimente vários conjuntos de cores. Use papel colorido brilhante e ilumine bem o disco.

Junte essa experiência com outras sugestões sobre cores fazendo uma apresentação completa sobre a Visão das Cores.

Bomba D’agua ou Parafuso de Arquimedes.

O parafuso de Arquimedes, como o próprio nome indica, foi inventado em 236 a. C. pelo matemático grego Arquimedes, que nasceu em Siracusa na Sicília em 287 a. C. O parafuso de Arquimedes é um dos instrumentos mais antigos ainda atualmente utilizado. É um dispositivo usado com o objetivo de elevar ou bombear água para irrigação e drenagem.

Este dispositivo é constituído por um cilindro, em que no seu centro se encontra um varão ao qual está associada a um espiral. Inicialmente estes três elementos eram de madeira.

Para o seu funcionamento coloca-se a ponta do cilindro dentro de água e através do movimento rotacional do mesmo, água que se encontra a um nível inferior é transportada para um nível superior.

A geometria do parafuso de Arquimedes tem em conta certos parâmetros externos tais como o raio externo, ocomprimento e a inclinação e certos parâmetros internoscomoo raio interno, o número de voltas e o passo da espiral.

Os parâmetros externos são usualmente determinados pela localização do parafuso e pela quantidade de água que vai ser elevada. Os parâmetros internos podem ser escolhidos de modo a aperfeiçoar o desempenho do parafuso.

• A bomba d’água em parafuso de Arquimedes é usada até hoje

Uma série de parafusos de Arquimedes sobrepostos, cada um com cerca de 5 metros de comprimento, foi empregada para a remoção de água nas minas de prata dos romanos na Espanha. Mais tarde o sistema de movimentação foi substituído por manivelas, criando-se o método que ainda pode ser encontrado atualmente no alto Egito e em algumas regiões do Oriente Médio.

• Modelo de Parafuso de Arquimedes descoberto nas Minas Centenillo na Espanha.

É interessante notar que a inclinação do parafuso condiciona o tamanho das bolsas de material que se formam à medida que aquele roda, a distância a percorrer e, consequentemente, o tempo gasto para vencer o desnível. Embora à distância percorrida pelo material seja grande quando comparada ao desnível a ser vencido, esta máquina permite a elevação de material com um pequeno esforço.

Leonardo da Vinci (1452-1519) desenhou uma versão do parafuso de Arquimedes onde a “hélice” foi substituída por tubos helicoidais dispostos em torno do eixo de um cilindro. Além do transporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com