TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orcamento Empresarial

Monografias: Orcamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

Questões

1. Defina em termos amplos os dois seguintes termos: (1) administração; e (2) processo de administração.

Administração é a coordenação de esforços humanos, ou seja, a consecução de objetivos pelo uso dos esforços de outras pessoas.

O processo de administração pode ser entendido como o esforço administrativo global em dado empreendimento, envolvendo a tomada de decisões, a aplicação de determinadas técnicas e de certos procedimentos e a motivação de indivíduos ou grupos no sentido da consecução de objetivos específicos.

2. Por que todos os tipos de atividades empresariais (privadas ou não) possuem essencialmente os mesmos problemas de planejamento e controle?

As responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração são essencialmente idênticas, enquanto a empresa privada busca o lucro e contribuição para o melhoramento econômico e social do ambiente externo à empresa as organizações não-empresariais também possuem objetivos precisos, como a obtenção de certo resultado ou o cumprimento de certa missão, dentro de limites de custo. Ambos irão usar técnicas idênticas para alcançar os seus objetivos, havendo, dessa forma, a possibilidades de encontrarem os mesmos problemas de planejamento e controle.

3. Defina em termos amplos o planejamento e controle de resultados.

O planejamento e controle de resultados pode ser definido como um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração. Envolvem a preparação e utilização de objetivos globais e de longo prazo da empresa; um plano de resultados a longo prazo, desenvolvido em termos gerais; um plano de resultados a curto prazo, detalhado de acordo com diferentes níveis relevantes de responsabilidade; um sistema de relatórios periódicos de desempenho, mais uma vez para os vários níveis de responsabilidade.

4. Enumere as cinco atividades da administração, tal como apresentadas por Koontz e O’Donnell, e descreva cada uma delas sucintamente.

As atividades da administração, segundo Koontz e O’Donnell são: planejamento, organização, constituição do pessoal de uma organização, direção e controle.

Planejar significa estabelecer sistematicamente os objetivos relevantes da empresa e formular estratégias e planos realistas para alcançar tais objetivos a curto e longo prazos; Organizar é estruturar as tarefas a serem executadas para alcançar os objetivos da empresa e atribuir as tarefas estruturais a indivíduos específicos através da designação de autoridade e responsabilidade; formar a equipe pessoal de organização significa avaliar e definir as necessidades de recursos humanos compatíveis com os objetivos e planos da empresa, selecionar as pessoas de acordo com essas necessidades e desenvolver programas para aumentar suas competências; dirigir significa exercer liderança dinâmica na implantação e execução de planos e estratégias; controlar é exercer continuamente um controle dinâmico, agressivo e flexíveis das operações para assegurar conformidade realista com os planos e objetivos.

5. A geração continua de resultados através da manipulação de fluxos de entrada e saída é a tarefa principal da administração. Explique o significado do termo manipulação.

Manipulação seria o controle realizado pela administração dos fluxos de entrada, que são os recursos humanos, financeiros e materiais primas e dos fluxos de saída que são os produtos, serviços e as contribuições à sociedade para garantis a maior rentabilidade possível da combinação desses fatores.

6. Existem diversas variáveis importantes para cada empresa; uma das tarefas da administração é saber fazer frente a essas variáveis. Explique a natureza dessas variáveis e um método de classificação útil para fins analíticos e de tomada de decisões.

As variáveis relevantes para a empresa podem ser classificadas como internas e externas; de acordo com o período de tempo e segundo a possibilidade de controle ou não.

As variáveis internas são os fatores que estão presentes dentro da organização como capacidade produtiva, quantidade de empregados, quantidade de capital, já as variáveis externas são os fatores que se encontram fora da organização e que podem afetá-lo, como nível de renda concorrentes, políticas governamentais.

7. Há dois extremos opostos no que se refere a uma visão conceitual do verdadeiro papel da administração; esse dois extremos foram denominados teoria do mercado e teoria do planejamento e controle. Explique a natureza dessas duas filosofias opostas e indique a sua importância.

A teoria do mercado visualiza a administração como um conjunto de decisões refletindo um papel passivo e que apenas reage a eventos esternos. A administração, nesse contexto, trabalha com a leitura do meio ambiente para alcançar os seus objetivos.

Portanto, o sucesso da administração depende da capacidade para interpretar o meio-ambiente.

A teoria do planejamento e controle acredita que o papel da administração envolve, em sua essência, decisões deterministas baseadas numa avaliação dos acontecimentos externos futuros. Esta noção indica que a administração somente justifica sua existência quando é verdadeiramente capaz de planejar e controlar de modo a dominar o destino da empresa a longo prazo.

Na prática, a administração deve atuar entre as duas teorias. Evidentemente, algumas empresas encontram-se em ambientes que uma teoria se adapta melhor que a outra, mas o ideal é manter um equilíbrio entre as duas correntes conceituais.

8. Explique a essência e as implicações de que toda administração defronta-se com o problema básico da dimensão temporal no planejamento e na tomada de decisão.

Toda administração enfrenta o problema da dimensão temporal porque suas decisões só podem afetar o futuro. Nesse processo de decisão, o administrador procura ver no futuro algumas vantagens ou ameaças ao se empreendimento, monta cenários para prever qual a melhor estratégia para sua empresa.

Dessa forma, o administrador deve estabelecer dimensões temporais ao planejar qualquer ação, pois são essas dimensões que realçam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com