TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organicação Da ação Empresarial

Dissertações: Organicação Da ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Organização da ação empresarial

Segundo Chiavenato (2010), após o planejamento estratégico, a organização da ação empresarial fornece a base e a estruturação para que o planejamento obtenha êxito.

A organização pode ser dividida como entidade social fazendo com que a interação entre as pessoas e a divisão de tarefas entre as mesmas, atinja objetivos específicos. Também podemos ver a organização como uma função administrativa no nível departamental, estruturando e organizando os recursos disponíveis e interligando todas as funções administrativas, podendo ser desenvolvida a nível global, a nível departamental e no nível das tarefas e operações.

A ação empresarial é a parte responsável pela prática de tudo que foi planejado no planejamento empresarial, a mesma deve ser executada com muito cuidado para que não sejamos surpreendidos por situações não planejadas. Nesse momento devemos ter cautela, e devemos seguir as regras, os cargos, as formas de execução e ainda temos que ter a autorização dos lideres (diretores, gerentes e supervisores) para praticar o planejamento. O administrador tem que saber como dividir as etapas entre os departamentos, sabendo nomear e designar as funções para as pessoas com a capacidade de desenvolver o que lhe foi atribuído. Nesse estágio, sabendo fazer essa classificação, podemos evitar futuros problemas na execução da ação, fazendo com que o desenho organizacional seja seguido da forma definida pelos critérios da organização.

Não poderíamos deixar de mencionar as principais características das divisões de tarefas á nível de organização:

• Horizontal: Departamentos, setores, equipes.

• Verticais: Hierarquia (diretores, gerentes e supervisores), escalões de autoridades.

• Tarefas especializadas: Criação de cargos especializados.

Na análise que fizemos, podemos notar que para ação ser executada com êxito na empresa de telefonia e chegarmos ao resultado esperado, a melhor linha a ser seguida é a linha Staff, na qual os processos são melhores gerenciados e seguem uma ordem lógica. Desse modo podemos contar com o conhecimento técnico do assessor, onde será passada a linha de produção, o formato a ser seguido e o prático do homem de linha, onde a execução passará a ser desenvolvida, às vezes gerando alguns conflitos, principalmente em empresas menores, porque todo o conhecimento do homem de linha foi adquirido ao longo do tempo na sua prática diária, já a parte de assessoria conta com o conhecimento técnico adquirido na sua formação acadêmica, gerando a disputa pelo prestígio.

Na ação departamental podemos ver as empresas que usam melhor o espaço geográfico com isso elas conseguem diminuir seus custos, possibilitando um atendimento mais rápido e personalizado, além disso, as mesmas fazem divisão por produtos possibilitando assim que seus colaboradores possam ter um conhecimento mais aprofundado, definindo metas e prazos a serem seguidos, resultando comprometimento e trabalho em equipe.

Nessas duas etapas que desenvolvemos podemos concluir que não há ação sem planejamento, e para que a ação possa ser executada na empresa de telefonia sem que ocorram problemas ou algum tipo de intervenção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com