TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Do Trabalho

Trabalho Universitário: Organização Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

Definição

Setor terciário é definido pela exclusão dos dois outros setores. Ou seja é o setor econômico relacionado aos serviços 1 Os serviços são definidos na literatura econômica convencional como "bens intangíveis"

O setor terciário da economia envolve a prestação de serviços às empresas, bem como aos consumidores finais. Os serviços podem envolver o transporte, distribuição e venda de mercadorias do produtor para um consumidor que pode acontecer no comércio atacadista ou varejista, ou podem envolver a prestação de um serviço, como o antiparasitas ou entretenimento.

Os produtos podem ser transformados no processo de prestação de um serviço, como acontece no restaurante ou em equipamentos da indústria de reparação. No entanto, o foco é sobre as pessoas interagindo com as pessoas e servindo ao consumidor, mais do que a transformação de bens físicos.

Desenvolvimento do setor Terciário

Historicamente definido como um setor residual ou improdutivo, apenas complementar aos setores industrial e agrícola, o setor de serviços passou a receber mais atenção apenas em meados do século XX.

O que significa hipertrofia do setor terciário?

Nos países desenvolvidos, em função do desenvolvimento econômico, aos poucos a população economicamente ativa foi se transferindo do setor primário para o secundário e, mais recentemente, do secundário para o terciário, que atualmente concentra a maior parte da população economicamente ativa desses países. Isto acontece porque, com a modernização da agricultura e a robotização/automação das indústrias, esses setores liberaram mão de obra. Por outro lado, o setor terciário, com atividades relacionadas com o comércio e a prestação de serviços, é composto de profissionais altamente qualificados. No caso dos países subdesenvolvidos, o processo foi bem diferente. Com a industrialização tardia e a modernização do campo, os trabalhadores perderam seu trabalho no campo e os pequenos agricultores perderam suas terras, sendo obrigados a migrar para os centros urbanos, onde, sem qualificação, viram-se forçados a aceitar empregos no setor terciário, semiqualificados ou sem qualificação. Isto fez com que o setor terciário desses países crescesse muito, mas sem a qualificação profissional encontrada neste setor nos países desenvolvidos. Por isso, utiliza-se a expressão "hipertrofia" para caracterizá-los.

)e a macrocefalia(Macrocefalia Urbana

18/07/2012 - Juliana Miranda, Grupo Escolar

Macrocefalia Urbana é um problema frequente nas grandes metrópoles do mundo. Esse conceito está associado ao crescimento desordenado das cidades.

Assim, podemos dizer que macrocefalia urbana é o processo de crescimento urbano sem estrutura e condições dignas de vida decorrente do aumento no número de habitantes de uma cidade, causado pela migração.

Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/macrocefalia-urbana.html

), que são nada mais que o crescimento desordenado, e consequente excesso de mão-de-obra. O setor terciário é, geralmente, a principal fonte de renda dos países desenvolvidos.

O setor terciário é o setor que mais contrata trabalhadores. Tanto profissionais liberais, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com