TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organograma Funcional

Resenha: Organograma Funcional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Resenha  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  288 Visualizações

Organograma Funcional

O que é?, Para Iniciantes 27 de julho de 2012 0 Cristiane Gonçalves

O Organograma é um diagrama que representa as relações dentro de uma organização, podendo ser distribuição de setores ou funções.

O organograma é uma ferramenta fundamental para as organizações, pois facilita o entendimento do funcionamento das relações da empresa e sua estrutura, nele pode-se identificar problemas ou oportunidades de melhorias.

Antes de criar o organograma deve-se ter em mente que ele é uma representação da organização em determinado momento, e que pode ocorrer mudanças. Então ele deve ser elaborado de maneira flexível e de fácil interpretação.

Organograma Funcional representa não as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização.

Ele começa de cima para baixo o cargo mais importante da empresa deve ser destacado no primeiro item (um quadrado com o nome do cargo) – exemplo, presidente – vai descendo até chegar a massa operaria.

Quando elaboramos um organograma Funcional para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é comum deixarmos a figura do Representante da Direção (RD), abaixo do Presidente ou Diretor, pois ele tem a função de gerir o sistema reportando a alta direção as ocorrências detectadas no sistema e também reportar aos outros cargos as determinações feitas pela direção.

Para facilitar o entendimento veja a imagem abaixo:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com