TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organogramas

Seminário: Organogramas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 5

Organogramas.

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Acredita-se que a criação dos primeiros organogramas foram feitas pelo norte-americano Daniel C. McCallum, administrador de ferrovias, no ano de 1856.Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.Os órgãos são unidades administrativas com funções bem definidas. Exemplos de órgãos: Tesouraria, Departamento de Compras, Portaria, Biblioteca, Setor de Produção, Gerência Administrativa, Diretoria Técnica, Secretaria, etc. Os órgãos possuem um responsável, cujo cargo pode ser chefe, supervisor, gerente, coordenador, diretor, secretário, governador, presidente, etc. Normalmente tem colaboradores (funcionários) e espaço físico definido.Num organograma, os órgãos são dispostos em níveis que representam a hierarquia existente entre eles. Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade. Na criação de um organograma deve-se levar em consideração que ele é uma representação da organização em determinado momento e, pode portanto, mudar. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.

Existem alguns tipos de organogramas:

- Organograma vertical (também chamado de clássico), é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa;

- Organograma circular (ou radial), é exatamente o contrário, usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo;

- Organograma horizontal também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato dessa relação ser representada horizontalmente, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia não está numa posição abaixo dos outros (o que pode ser interpretado como discriminação, ou que ele tem menos importância), mas ao lado;

- Organograma funcional é parecido com o organograma vertical, mas ele representa não as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização;

- Organograma matricial é usado para representar a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara das unidades funcionais, mas grupos de trabalhos por projetos que podem ser temporários (estrutura informal).

Como pôde ser percebida, a própria criação do organograma exige um estudo da organização e a definição do que se pretende representar.

Nos últimos anos tem-se notado uma tendência de mudança nos organogramas das empresas, chamada de “downsizing” que é o “achatamento” do organograma. Esta técnica promove a redução dos níveis hierárquicos da empresa com o objetivo de aproximar os níveis da organização, reduzir mão-de-obra e custos e agilizar processos decisórios. Em outras palavras, reduz a verticalização da estrutura organizacional.

Vejamos a seguir alguns tipos de organogramas, tipos e seus formatos.

Organograma Lambda: Lambda ( λ ) é a letra L do alfabeto grego. Veja na imagem abaixo como sua estrutura lembra o formato dessa letra. Ele apresenta grupos de orgãos que possuam características comuns. É bastante semelhante ao Radial, porém usa muitas vezes outras formas geométricas para representar os órgãos, como elipses, retângulos; enquanto o radial utiliza apenas círculos.

Imagem 1:

Imagem 2:

ORGANOGRAMA BANDEIRA :

A diferença deste em relação ao tradicional (ou estrutural) é que os órgãos são ligados por uma extremidade, formando um desenho semelhante a uma bandeira, e não pela lateral ou parte superior do retângulo representativo de cada órgão. Veja que se trata de uma alteração puramente estética:

ORGANOGRAMA MATRICIAL:

Possui uma complexidade maior por unir duas formas de visão da empresa, uma hierárquica tradicional e uma por projetos, podendo tornar-se um tanto confuso. Baseado numa matriz tridimensional (eixos x, y, z), por isso o nome, oferece grande flexibilidade estrutural, já que cada nível hierárquico possui autoridades temporárias em cada projeto, exercidas simultaneamente e findas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com