TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Higiene Ocupacional

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

HIGIENE OCUPACIONAL – TURMA 20

ALUNO: Elpidio Araujo Vieira

DISCIPLINA: Fundamentos da Higiene Ocupacional

ATIVIDADE/UNIDADE 1: Riscos à saúde presentes em ambientes laborais

Atividades

1) Em sua opinião, qual o retorno para as organizações em havendo investimento em Higiene Ocupacional?

Toda organização para ter ganhos, investindo em Higiene Ocupacional, primeiramente temos de investir na base da pirâmide de prevenção, começando na conscientização das pessoas envolvidos no ambiente de trabalho, fazendo com que, cada um possa ajudar na antecipação que é atacar as fontes primárias. Depois temos de observar e analisar o ambiente de trabalho identificando os agentes existentes, o potencial de cada risco e a prioridade de avaliar e atuar no reconhecimento de cada situação. Realizando o monitoramento de cada risco, após antecipar, reconhecer e avaliar e por final fazemos o controle eliminando ou minimizando os potenciais de exposições. Sabemos que a Higiene age na antecipação, identificação, avaliação e controle dos riscos do ambiente do trabalho. O retorno pode não ser imediato, mas ao longo dos anos poderá ter uma organização sadia e um ambiente com boa qualidade de vida dos seus colaboradores.

2) Os danos psicológicos, morais e sociais para o trabalhador podem ser considerados Riscos Ambientais? Por quê?

Com base da NR-09 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais -PPRA, que considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, que em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador, 9.1.5.

O dano psicológico pode estar relacionado por fatores perigosos ou insalubres ou até causadas por lesões físicas proveniente de um acidente de trabalho como exemplo, radiações ionizantes, ou produtos químicos ou doenças ocupacionais como exposição ao ruído acima dos limites de tolerância, LER/DORT, exposição ao benzeno.

Além dos riscos físicos que podem existir no local de trabalho existem os riscos de ordem psicológica onde interferem na relação homem-trabalho sendo assim o assédio moral, umas dessas formas.

O assédio moral, pode causar danos à saúde física e mental do trabalhador podendo ser também um fator psicológico e moral onde, na empresa traz dano a família do trabalhador, diminuição da renda do trabalhador com gastos previdenciários.

O dano social pode ser o regime de trabalho da empresa, jornada em turnos, excesso de jornada não oferecendo uma boa qualidade de vida aos seus familiares perante a sociedade, tendo como consequências diretas na saúde mental, que pode causar um pedido de demissão ou mais graves em abalos físicos e psíquicos.

Portanto no meio ambiente do trabalho onde o trabalhador desenvolve suas atividades laborais, como também as condições ambientais desse lugar, como o calor, ruídos, instalações e medidas de proteção contra acidentes, enfim envolvem o homem e os meios em que desenvolve seu trabalho, mas os fatores sociais e psicológicos, que exercem influência sobre a saúde Física e mental do trabalhador.

Diante dessa forma, o ambiente laboral deve estar organizado oferecendo condições físicas e organizacionais adequadas, comprometendo uma ação preventiva, sempre procurando preservar o trabalhador de situações estressantes, sempre respeitando a dignidade do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com