TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIS DE ENTENDIMENTO SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Exames: PERFIS DE ENTENDIMENTO SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

PERFIS DE ENTENDIMENTO SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

O mundo contemporâneo vem tomando grandes avanços em novas tecnologias e o uso delas é o discurso e desejo dos professores da educação básica, mas ainda há grandes dificuldades de acesso à tecnologia nas escolas e a maior parte dos professores não está familiarizada com esses recursos. No entanto, cabe ao professor buscar conhecimento dessas tecnologias e possibilidades de como usar na educação matemática, para isso se faz necessário que saiba consumir, incorporar e matematizar a tecnologia.

Consumir a tecnologia seria modificar os processos de ensino e aprendizagem, tornando-os mais atrativos, motivadores, eficazes e eficientes e também com melhor qualidade e mais quantidade. O professor que consome tecnologia usa de recurso didático para impressionar o aluno, onde as mesmas tarefas antigas podem ser executadas com menos tempo e conseguem avançar e realizar tarefas mais complexas.

A incorporação da tecnologia pode mudar a matemática que se faz na escola, mas isso deve ser de um modo que não prejudique o aluno, não se pode deixar que fique dependente desses recursos, mas que seja mediador do processo de ensino aprendizagem.

Matematizar a tecnologia é desvelar a matemática que usamos em nosso cotidiano, desenvolvendo modelos de objetos e processos com alguma finalidade, podemos citar a modelagem matemática que desenvolve a forma de pensar e agir. Nas tecnologias que há em nossa volta, a muito mais matemática que imaginamos e a incorporação das mesmas no ensino, almeja formar sujeitos críticos, capaz de tomar decisões e desenvolver tecnologias mais eficazes.

Palavras chave: Matemática, tecnologia, professor e aluno.

Referência: FROTA, Maria Clara Rezende - PucMinas; BORGES, Oto - UFMG. Perfis de entendimento sobre o uso de tecnologia na educação matemática. GT: Educação Matemática / n. 19 agência Financiadora:. CNPq

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com