PERSPECTIVAS DA CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Projeto de pesquisa: PERSPECTIVAS DA CONTABILIDADE INTERNACIONAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiMarques • 27/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.807 Palavras (12 Páginas) • 500 Visualizações
ETAPA 1 - AULA-TEMA: PERSPECTIVAS DA CONTABILIDADE INTERNACIONAL. ADOÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE RELATÓRIOS FINANCEIROS – IFRS.
O RESUMO: A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A historia da contabilidade é tão antiga quanto à própria historia da civilização. Esta ligada as primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perturbação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim cada pessoa criava sua riqueza individual que posteriormente a morte era deixada aos filhos ou parentes.
A origem da contabilidade esta ligada a necessidade de registro do comercio.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares.
Foi o pensamento no “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. À medida que as operações econômicas se tornam mais complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da Republica Romana (200 a.C) já traziam receitas de caixas classificadas em rendas e lucros e despesas compreendidas nos itens salários perdas e divisões.
No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja, mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá
Podemos resumir a evolução da Ciência Contábil da seguinte forma:
Contabilidade do Mundo Antigo – período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da era Cristã.
Contabilidade Medieval – período que vai de 1202 até 1494
Contabilidade do Mundo Moderno – período que vai de 1494 até 1840
Contabilidade do Mundo Cientifico – período que vai de 1840 e continua até os dias de hoje.
FREI LUCA PACIOLI
Escreveu “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do debito e do credito corresponde a teoria dos números positivos e negativos
Pacioli foi Matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a “Summa de Aritmetica, Geometria, Porportioni et Proporcionalitá”, Impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.
Pacioli apesar de ser considerado pai da contabilidade não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na toscana, desde o século XIV.
ESCOLA NORTE AMERICANA
O surgimento do American Instituto of Certield Public Accountants foi de estrema importância no desenvolvimento da Contabilidade e dos princípios contábeis; varias associações empreenderam muitos esforços e grandes somas em pesquisas nos EUA. Havia uma total integração entre acadêmicos e os já profissionais da Contabilidade, o que não ocorreu com as escolas europeias, onde as universidades foram decrescendo em nível e importância.
No inicio do século atual, com o surgimento das gigantescas corporações, aliado ao formidável desenvolvimento do mercado de capitais e ao extraordinário ritmo de desenvolvimento que os EUA experimentaram e ainda experimenta, constitui um campo fértil para o avanço das teorias e praticas contábil. Não é por acaso que atualmente o mundo possui inúmeras obras contábeis de origem norte americana que tem reflexos diretos nos países de economia.
NO BRASIL
No Brasil, a tesourarias de fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.
Hoje as funções contabilistas não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para as empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisão e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial.
1 - A empresa contratante recebeu com surpresa as novas normas de contabilidade e quer entender por que o mundo adotou um modelo padrão de normas contábeis e por que o Brasil também aderiu a esse modelo. Para tanto, solicita ao grupo um parecer que indique os fatos históricos que geraram essa necessidade, qual a estrutura por trás disso e quais os impactos positivos que trará para a empresa.
Com o advento da globalização - isto é, onde as fronteiras geográficas desaparecem e surge uma nova fronteira: o conhecimento- a necessidade de entendimentos entre os mundos ganha um novo contexto, o padrão tecnológico atinge rapidamente o universo interligando-o de forma rápida, assim em meio a esse mundo de negócios econômicos globalizados, a contabilidade passa a ser a linguagem mais utilizada para a comunicação dos agentes econômicos. Nesse contexto as normas internacionais de contabilidade são eficazes agentes de desenvolvimento econômico, pois permite a comunicação e exposição de boas empresas aos mercados investidores, bem como permite a transparência e a comparação nas demonstrações financeiras de uso comum. Hoje mais de 100 países já adotam as IFRS como padrão contábil e mais recentemente países como Austrália, Canadá, China, Hong Kong, Noruega, Suécia, Brasil e Colômbia aumentaram essa lista.
A internacionalização da economia conduz à necessidade de uma contabilidade internacional, com vista a alcançar suas finalidades, a informação contábil precisa evidenciar suas características qualitativas: confiabilidade, relevância, tempestividade, neutralidade e comparabilidade. Sendo por meio desta ultima, que os usuários poderão fazer analise de duas ou mais empresas, ou a mesma organização em momentos distintos, a nível nacional ou internacional.
Segundo o Comitê Pronunciamento Contábeis (CPC) “A adoção de uma linguagem
...