TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Trabalho Escolar: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 10

Segundo Christensen e Rocha (1995, p.291), as origens do termo estratégia encontram-se na teoria militar, de onde foi adotado, significando a utilização do combate para atingir a finalidade da guerra. No contexto organizacional, a estratégia corresponde à capacidade de se trabalhar contínua e sistematicamente o ajustamento da organização às condições ambientais que se encontram em constante mudança, tendo sempre em mente a visão de futuro e a perpetuidade organizacional. No significado em geral sobre “estratégia” observa-se que seu norte principal diz respeito a ser capaz de posicionar-se corretamente frente às situações principalmente quando se está diante de incertezas e turbulências do ambiente, seja ele no plao financeiro, seja no âmbito de suas atividades internas e processuais. O conceito também é usado para fazer referência ao plano idealizado para dirigir um assunto e para designar o conjunto de regras que asseguram uma decisão óptima em cada momento. Por outras palavras, uma estratégia é o processo selecionado através do qual se prevê alcançar um determinado estado futuro.

A estratégia militar é uma das dimensões da arte da guerra, juntamente com a táctica (a correta execução dos planos militares e as manobras na batalha) e a logística (que assegura a disponibilidade do exército e a sua capacidade combativa). A estratégia visa planear e dirigir as campanhas bélicas. Também se ocupa do movimento e da disposição estratégica das forças armadas.

Por outro lado, convém recordar a existência dos jogos de estratégia (emprestado do jargão militar), que são entretenimentos (jogos de tabuleiro como o xadrez, por exemplo) onde a vitória é alcançado graças ao uso da inteligência e após ter engendrado planos e competências técnicas para predominar sobre os adversários.

Por fim, faremos referência aos planos estratégicos, um conceito que é muito frequente no âmbito empresarial. Um plano estratégico é um documento oficial em que os responsáveis de uma organização ou empresa estipulam qual será a estratégia e as metas a seguir a médio prazo. De um modo geral, a vigência deste tipo de planos é de um a cinco anos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios. O planejamento estratégico, em todos os aspectos técnicos, surgiu somente no início da década de 70. Nas décadas de 50 e 60 os administradores empregavam, apenas o planejamento operacional, porque o crescimento de demanda total estava controlado, e era pouco provável que mesmo um administrador inexperiente não fosse bem sucedido no negócio.

Isso mudou com a turbulência dos anos 70, que trouxe à tona diversas crises: os preços do petróleo dispararam com a guerra entre árabes e israelenses; houve escassez de energia e matéria-prima, inflação de dois dígitos, recessão econômica e alarmantes índices de desemprego.

Essa sequência de fatores negativos para a economia trouxe como consequência à necessidade de um novo processo de planejamento administrativo, visando manter as empresas numa boa posição, mesmo diante de problemas que possam ocorrer em qualquer um de seus negócios ou linhas de produtos.

Segundo Kotler (1992, p.63), esse novo processo de planejamento tinha 3 ideias básicas. Primeira: uso pela empresa de um portfólio de investimento. Cabia o gerente de portfólio financeiro avaliar cada tipo de investimento para saber se era vantajoso adquirir mais, vender apenas uma parte ou vender tudo. A mesma ideia servia para uma empresa que atuava em vários ramos de negócios, produtos ou linhas de produtos. O importante era saber que tipo de negócio podia ser iniciado, mantido, desacelerado ou encerrado.

Esse problema é crítico principalmente se a empresa não tem dinheiro suficiente para tocar o negócio, como foi o caso de muitas empresas na década de 70. Nesse caso, não é conveniente que a empresa corte proporcionalmente a colocação de mais dinheiro em todos os negócios, pois cada negócio tem um potencial de lucro diferente.

Assim, é preciso antes avaliar o potencial de lucro futuro para poder realocar o capital da empresa. Em síntese, uma criteriosa alocação de recursos, ao portfólio do negócio é uma das ideias básicas do planejamento estratégico.

Segunda ideia básica: estar em constante avaliação em relação ao potencial de lucro futuro de cada tipo de negócio, pois a empresa não pode agir simplesmente baseando-se no planejamento anual ou fazendo planejamento de longo prazo com base nas vendas passadas: ela deve criar diferentes instrumentos analíticos com relação ao futuro do mercado. Pois seria doloroso permanecer num mercado que a empresa teria que abandonar depois ou abandonar agora um mercado no qual a empresa deveria atuar em pleno vigor.

A terceira ideia básica: planejamento estratégico é a estratégia propriamente dita, ou seja, para cada tipo de negócio a empresa tem que criar uma estratégia para alcançar os objetivos de longo prazo, pois não há uma estratégia satisfatória para todos os concorrentes. Assim, cada empresa deve escolher o que é melhor para ela, levando em conta a sua posição no mercado, os objetivos, as oportunidades e os recursos disponíveis.

Portanto para entender o planejamento estratégico é necessário examinar a estrutura organizacional da organização, normalmente dividida em três níveis: alta administração, unidades de negócios da empresa e produto.

Desta maneira, é incumbência da alta administração elaborar e desenvolver o planejamento estratégico corporativo para levar a empresa a um futuro promissor e rentável.

DIAGNÓSTICO DOS PONTOS FORTES E FRACOS DE UMA ORGANIZAÇÃO, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES DO AMBIENTE

Diagnóstico Estratégico

O diagnóstico estratégico compreende a primeira fase do processo de planejamento estratégico e seu objetivo é avaliar qual a situação da empresa quanto a seus aspectos internos e externos, classificando seu processo administrativo de acordo com as respostas obtidas.

A maior parte das empresas não se preocupa de maneira natural e contínua com os problemas estratégicos. Para essas empresa que não estão preparadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com