TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTAGIO

Por:   •  12/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  5.587 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ELINALVA FERNANDES DA SILVA

PLANO DE ESTÁGIO I

MATINA

Abril/2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

1 – Identificação:

a) Nome do estagiário: ELINALVA FERNANDES DA SILVA

Estágio Supervisionado em Serviço Social I

b) Nome da instituição campo de estágio: - Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Casa da Família – Rua Pedro Alexandrino de Almeida, S/N - Centro. Matina – Bahia CEP 46.480.000 Telefone - 3643-1107

c) Nome do supervisor de Campo/CRESS nº: Neia Alves Cotrim Nunes CRESS – 9161 5º REGIÃO/BA.

d) Nome do Orientador acadêmico/CRESS nº: Soraia Gonçalves Freitas CRESS – 6710

e) Total de horas no campo: 100 horas

f) Total de horas de supervisão acadêmica: 20 horas

Semestre: 5º/2014

2 – Justificativa:

A instituição do CRAS oferece um serviço de proteção social básica e Atendimento Integral a família (PAIF), fortalecendo os vínculos familiares, comunitários e sociais da população atendida com situações vulneráveis. O Serviço social na instituição tem grande atuação. Participa de realizações de encontros com os beneficiários do programa Bolsa Família, em especial os que estão em situação de descumprimento com os programas, fortalecer a função proteção da família, prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, presta atendimento aos idosos, crianças, adolescentes e portadores de deficiência beneficiários do BPC em situação de violência ou descriminação. O Projeto viver bem na melhor idade tem como grande importância ofertar às pessoas idosas as informações sobre os seus direitos e o cuidar de sua saúde biopsicossocial através de participações nas atividades multidisciplinares: como dinâmica em grupo, atividades lúdicas, passeios, palestras apresentações culturais favorecendo um processo de envelhecimento ativo e saudável. O Profissional do Serviço social deve atuar respaldo no compromisso ético-político, como preceitua seu código de ética, o projeto societário defendido pela profissão, como: está ao lado da classe trabalhadora, em apoio aos movimentos sociais fazendo intervenções com o objetivo de solucionar os problemas referentes à população com a qual trabalha.

3 – Objetivos

3.1 - Objetivo Geral:

  • Proporcionar ao estagiário o conhecimento e observação do profissional, esclarecendo e informando as famílias seus direitos, com um atendimento digno, tanto no CRAS como em qualquer outra instituição, o benefício do BPC, entre outros, e assim possibilitando o desenvolvimento de atitudes, analisando a forma crítica e assim podendo executa um projeto de intervenção ou outros serviço com o supervisor de campo.

3.2 – Objetivos Pedagógicos:

  •  O Profissional deve atuar respaldo no compromisso ético político, fazendo intervenções que guie a solução do dilema ético de sua atividade e que dê uma reorientação da forma profissional, entendendo o tipo, a natureza, a função e inserção do serviço social nas políticas.
  • Atendimento diário ao usuário, familiares que muitas vezes as pessoas do município que vão à busca de solução e orientação.
  • Proteção social Básica e proteção social especial de média e alta complexidade Os Serviços de Proteção Social Básica incluem: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e o Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas deficiência e idosas. Também a equipe volante.

4 - Supervisão de Campo:

No Campo a supervisão será realizada de forma individual, as quartas, quintas e sexta feira totalizando 20 horas semanais nesse processo é recomendado a leitura de bibliografias que envolvam o papel do profissional Assistente Social frente a instituição e aos usuários, bem como a troca de experiências e vivencias das estagiarias, suas dúvidas e impressões em relação as atividades realizadas pelo serviço social. A Todo o momento, o superviso de campo provocara as estagiaras sobre o serviço profissional do Serviço Social na instituição, a relevância da profissão e a correlação de forças existentes, sempre realizadas a práxis. Para a apreensão dos instrumentos e técnicas do Serviço Social, pretendem-se realizar planejamentos, observação, visitas domiciliares e hospitalares: elaboração da diária de campo para descrição de todas atividades desenvolvidas no dia-a-dia da estagiária. Após o termino de estagio, a graduada terá o prazo de 15 dias para encaminhas ao supervisor de campo Cópia do Relatório de Estagio Curricular I, seguindo os modelos instituídos de ensino a qual pertencem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com