TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLT Economia

Ensaios: PLT Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

Questões do plt de economia página 62

1) Defina produto, insumos e função de produção

Produto, em economia, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades, reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado mediante um determinado valor de troca quando então se converte em mercadoria.

Insumo: elemento que entra no processo de produção de mercadorias ou serviços , máquinas e equipamentos, trabalho humano etc.

A função da produção é a relação que mostra a quantidade física dos fatores de produção em determinado período de tempo.

2) Explique o significado da lei dos rendimentos decrescentes.

Aparece quando a variação do produto é menos do que proporcional a variação na utilização dos fatores. Por exemplo, aumenta-se a utilização dos fatores em 10% e o produto cresce em 5%. Houve, nesse caso, uma queda na produtividade dos fatores.

3) Defina produto total, produto marginal e produto médio. Mostre as principais relações entre esses conceitos.

Produto total: é a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.

Produtividade média do fator: é o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator.

Produtividade marginal do fator: é a relação entre as variações do produto total quando ocorre uma variação no fator de produção.

4) Explique por que a maximização dos lucros ocorre no ponto em que a receita marginal se iguala ao custo marginal.

Rmg= cmg

O raciocínio da maximização é o seguinte: suponhamos que a empresa esteja num ponto de produção em que a receita marginal supere o custo marginal (mg>cmg). Nesse caso , o empresário terá interesse em aumentar a produção, porque cada unidade adicional fabricada aumenta seus lucros, já que sua receita marginal é maior que o custo marginal.suponhamos agora um outro nível de produção Rmg<cmg.nesse caso ,o empresário terá interesse em diminuir a produção.Em conseqüência , o empresário fabricará a quantidade de seu produto no ponto em que Rmg=Cmg, pois desse modo seu lucro total será máximo.

5) mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira dos custos de produção.

Em linhas gerais , pode-se dizer que a visão econômica é mais genérica, olhando mais o mercado (o ambiente externo da empresa), enquanto na ótica contábil-financeira a preocupação centra-se mais no detalhamento dos gastos da empresa específica.

As principais diferenças estão nos seguintes conceitos:

Custos de oportunidade e custos contábeis;

Externalidades (custos privados e custos sociais);

Custos e despesas.

6) Explique as diferenças entre os conceitos de lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com