TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLURALIDADE CULRURAL NO BRASIL

Artigos Científicos: PLURALIDADE CULRURAL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

PLURALIDADE CULRURAL NO BRASIL

No mundo vivem milhares de pessoas, cada uma de seu jeito, estilos, crenças e com um modo de viver. Existem diversas formas culturais, pois não somos iguais aos outros, e nada mais nada menos cada um tem que respeitar essas diferenças.

Respeitar as diferenças culturais e os diferentes grupos é um grande desafio para a pluralidade cultural ela nos leva as nossas diversidades, origens e cultura, por isso que temos que insistir na formação de crianças no ensino fundamental para que desde já elas passem compreender de uma forma mais sábia. Em seu art° 9, das diretrizes curriculares nacionais, consta que a escola adota como centralidade o estudante e aprendizagem, o que se da ao seguinte requisito.

“II- Consideração sobre a inclusão, à valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade.”

A escola é o primeiro local onde os alunos vivenciam a heterogeneidade cultural, ou seja, pessoas com comportamento, perfis e habilidades diferentes, passando assim através do aprendizado a conhecer suas origens como brasileiros e brasileiras. Nas escolas públicas à indiferença, a discriminação, o preconceito, a injustiça, os rótulos em relação a alunos que não seguem o padrão idealizado pela escola tradicional, causam indignação, pois a escola é um lugar privilegiado para ensinar as crianças desde cedo, com carinho e respeito pelo outro. As crianças sempre entram nesse cenário que é a escola. Lugar primeiramente que receberia a todos com respeito, afeto, solidariedade.

No texto “O MUNDO”, percebemos claramente o que o autor nos quis dizer, ele está referindo a nós seres humanos, por que diante do mundo em que vivemos não existem duas pessoas iguais, mais sim pessoas com sua luz própria, raças, religião e classes sociais diferentes o que faz com que nenhuma pessoa tenha o direito de julgar alguém por sua diferença.

Portanto, a pluralidade cultural tem um objetivo enorme no ensino fundamental, pois desenvolve uma atitude de empatia para aqueles que sofrem discriminação, e denuncia qualquer tipo de violação dos direitos do cidadão.

(http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com