TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CARATERÍSTICAS ENTRE MÉTODO DE AVALIAÇÃO PELO VALOR JUSTO E PELA EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

Por:   •  11/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFRAN UNIVERSIDADE DE FRANCA

DANIELLE FREITAS COSTA SILVA

RGM 14309262

UBERABA - EAD TECNOLOGIA - UBERABA - MG

PORTFÓLIO

TEMA: PRINCIPAIS CARATERÍSTICAS ENTRE MÉTODO DE AVALIAÇÃO PELO VALOR JUSTO E PELA EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL.

UNIÃO DE MINAS-MG

2015

De acordo com o material estudado no método de avaliação pelo valor justo temos como característica o seguinte:

   As participações avaliadas pelo método do valor justo que são aquelas referentes a outras participações societárias que não se enquadram como coligadas, controladas e em conjunto e são classificadas no balanço patrimonial, no ativo circulante ou realizável a longo prazo.

   Outra Característica também como é visto no material de estudo é o ajuste ao valor que será realizado apenas quando for possível determinar este valor com segurança. Se não for possível mensurar o valor justo, o investimento será mantido ao seu valor de custo.

   Nas aplicações financeiras disponíveis para venda o valor do ajuste será lançado na conta AAP Ajuste de Avaliação Patrimonial no patrimônio líquido e será transferido ao resultado apenas no ato da alienação da participação.

   No método de avaliação pelo valor justo o resultado das aplicações em outras empresas só é reconhecido no momento em que são distribuídos os dividendos.

   Já no método de avaliação pela equivalência Patrimonial ainda de acordo com o material de estudo todas as participações em empresas coligadas controladas e controladas em conjunto devem ser avaliadas pelo método de equivalência Patrimonial e essas participações são registradas no subgrupo investimento do ativo não circulante.

  No método de equivalência patrimonial a contabilização das principais transações pode ser resumida da seguinte maneira.

   O investimento é iniciado e registrado ao custo em conta denominada participação societária no subgrupo investimento do ativo não circulante.

   Assim sendo para equivalência patrimonial, apenas a movimentação do preço da ação da investida não gerará contabilização na investidora.

   Toda movimentação que ocorrer no patrimônio líquido da investidora será refletida na investidora na conta participação societária conforme o percentual de participação no capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com