TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE LIDERANÇA E TOMADA DE DECISÃO

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

PROCESSOS DE LIDERANÇÃ E TOMADA DE DECISÃO

RESUMO

Atualmente vivemos em um mundo que se passa por constantes mudanças, as empresas precisam acompanhar estas mudanças. Para uma empresa ser considerada de sucesso, se faz necessário que a mesma esteja centrada nos seus esforços e serviços prestados aos seus clientes aumentando assim o grau de satisfação de quem adquire seus serviços, sempre se munindo informações que favoreceram estes feitos, seja na forma de economia e mesmo na qualidade de seus produtos. As empresas precisam conhecer bem seu público alvo para melhor atendê-los, por isso é muito importante estabelecer metas e saber tomar as decisões certas.

 

Palavras-chave: Inclusão. Prática pedagógica. LDB.

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como objetivo evidenciar a gestão de pessoas no Brasil, sabemos que grandes são  os desafios enfrentados pelas empresas para encontrar o sucesso em um mercado cada vez mais exigente e complexo, onde os clientes estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e na redução de custos.

Para que de fato uma organização alcance o sucesso se faz necessario que se invista em seus colaboradores e é atraves do gestor ou lider que isso se torna um processo de sucesso havendo a parceria e o treiinamento necessario isso se torna realidade.

As empresas precisam priorizar suas estrategias organizacionais, asquirindo sempre informações relevantes e promovendo sempre o compartilhamento de conhecimento, agregando valores coletivos, o comprometimento é essencial pois além de resultar em uma imagem benefica a empresa gera resultados positivos.

Por isso falamos da importancia da gestão de pessoas bem como modelo e conceitos de liderança por entender a importancia de se aprender  mais sobre este assunto tão importante na area de gestão pessoal.

  1. VISÃO GERAL DA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL

Iniciamos este trabalho de pesquisa, conceituando a visão geral da gestão de pessoas no nosso país atualmente. Neste trabalho há muito de se falar sobre o termo “organização” ao inves de “empresa”, evidementemente a palavra organização é mais completa e ampla, já o termo empresa está restrita apenas em pública ou privada, sendo assim, organização passa a envolver todos os tipos de instituições sociais.

Conceituando o termo “organização”, para Barnand (1971, p. 36,37), diz se tratar de que “as organizações formais podem ser mais facilmente descritas do que definidas”, o autor desta maneira destaca a dificuldade de se ter um conceito concreto a respeito do termo em si.

Para Simon (1970, p. XVI), este mesmo termo se refere ao completo sistema de comunicação e inte relações existentes num grupamento humano”.

Podemos notar as diferentes formas que alguns estudiosos tem sobre o conceito de organizações, prova disso é o que Chiavenato (1993, p. 197) ressalta a esta terminologia, para o auto o termo “organização denota qualquer empreendimento humano, moldado internacionalmente para atingir determinados objetivos”.

Então, podemos entender logo, como organização é qualquer instituição sendo ela publica ou privada, comercial ou bancária, industrias, instituições de ensino conselho, federação etc. Qualquer instituição onde pessoas se relacionam no intuito de alcançar objetivos especificos.

Nestes locais, o que se precisa entender é que organizações precisam de pessoas e consequentemente pessoas precisam de empresas, pois as empresas precisam alcançar seus objetivos e as pessoas são responsaveis por encontrar estes objetivos.

Antigamente a área de Gestão de pessoas, era denominada administração de Recursos Humanos, (ARH), mantinha uma interação entre o ambiente interno e externo das organizações, estes conceitos envolviam várias ciências sociais humanas como, psicologia, sociologia entre outros, muito pouco se mudou até hoje. Este envolvimento contribuiu para os aspectos de gestão de pessoas, falando destes aspectos Milkovich e Boudreau (2000) fala:

“Gestão de Pessoas é um conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos colaboradores e servidores das organizações ou empresas”.

Outros autores também falam de gestal pessoal ou Gestão de pessoas, vamos falar de Dessler (2003, p.2), a ARH, “é um conjunto de politicas necessárias para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho do gerenciamento ao oferecimento de um ambiente seguros aos funcionários das empresas.

Neste sentido, Dessler (2003), apresenta como gestão pessoal a administração de pessoas que ocupam cargos de comando pois as mesmas estão envolvidas em atividades de recrutamento, seleção, entrevista e avaliação de pessoas.

GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL

A seguir apresentaremos um histórico da gestão de pessoas no Brasil, baseados em Gil (1996):

  • Iniciamos de 1980 a 1930- O Século XX, se inicia com cerca de 80% dos brasileiros ocupando o campo, meio rural, o proletariado era considerado fraco, pois nesta época não haviam muitas atividades econômicas, mas com o passar dos anos com a chegada dos europeus no Brasil a realidade foi mudando, pois estes trouxeram consigo uma alta conscientização política, as mudanças passaram a ser vistas principalmente em São Paulo e no Sul do país, promovendo assim um movimento sindical que resultou na legislação trabalhista na era Vargas a partir da década de 30. Antes deste período tivemos a fase pré-jurídica trabalhista, onde foi marcada pela inexistência da legislação ou de departamento pessoal.

  • A partir da década de 30 até meados dos anos 50, o cenário é alterado pelo governo Vargas que por sua vez valorizava a relação do trabalho e dos trabalhadores no primeiro ano de seu governo, por isso foi criado neste período o departamento nacional do trabalho, resultando em melhorias na previdência social bem como resultados positivos nas condições de trabalho.
  • Em 1946, segundo Gil (1996, p.23), na queda do estado novo foi concedido o direito a “greve”. Em 1950 a diante, se inicia a fase tecnicista onde se foi implantado a indústria automobilística, e a implantação dos subsistemas de RH, resultando da preocupação da eficiência e o desempenho dos mesmos.
  • Década de 80 e 90, a fase era sistêmica, tinha como características o surgimento da gerencia de RH, a integração dos enfoques administrativos estruturistas e comportamental, as reformas industriais e o surgimento do movimento da qualidade.
  • A partir da década de 90, podemos notar de fato profundas mudanças tanto na administração quanto na área de gestão de recursos humanos. Foi uma época muito crítica não só para o Brasil mas também para o mundo, este período foi marcado por um período de recessão e pela falta de emprego, marcando assim um período onde se terceirizava os serviços de RH nas instituições. Neste período também com as eleições diretas trouxeram otimismo as pessoas mesmo trazendo medidas econômicas que sacrificavam o povo trabalhador, até os dias atuais como podemos ver nas mudanças na legislação trabalhista atualmente.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Com os grandes avanços tecnológicos, com clientes cada vez mais e o mercado cada vez mais competitivo, as empresas vem buscando cada dia mais aprimoramento nas áreas consideradas importante, e na área da gestão de pessoas isso se dá por meio de treinamento e aperfeiçoamento, estes profissionais tem sido treinados para repensar em causas ultimamente discutidas, como o meio ambiente, informática, automatização entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com