TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO

Trabalho Escolar: PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 01

Leia os textos a seguir:

I. A partir do século IV a.C, foram criadas escolas elementares particulares, que se disseminaram no século seguinte. Nessas escolas, dos sete aos doze anos, aprendia-se demoradamente a ler, escrever e contar. Os mestres das escolas romanas eram simples e mal pagos e, para desempenhar seu ofício, ajeitavam-se em qualquer espaço: uma tenda, um edifício público, a entrada de um templo. As crianças escreviam com estiletes em tabuinhas enceradas, aprendendo tudo de cor, muitas vezes ameaçadas por castigo.

II. Pode-se considerar Quintiliano o teórico da pedagogia romana. Ele nasceu na Espanha, no século II d.C., foi professor de retórica em Roma, o primeiro docente pago pelo Estado, quando Vespasiano era imperador.

III. Educação era privilégio de poucas crianças romanas. Apenas os meninos de famílias abastadas tinham esse privilégio. Ensinava-se o latim e o grego, cálculos, literatura e retórica. As meninas tinham que aprender os deveres domésticos com suas mães. As pessoas provenientes de famílias humildes raramente eram alfabetizadas.

Estão corretos os textos:

Apenas I e III

I, II e III

Apenas II e III

Apenas I e II

Apenas I

“A Grécia antiga, berço dos jogos Olímpicos, sempre deu destaque à educação do corpo. O cuidado com a destreza corporal nos esportes, porém não dispensava a igual valorização da formação moral e estética”.

(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil. Capítulo 3, p.57)

Em relação à Grécia, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas.

( ) Na Grécia, quando o homem se liberta dos desígnios divinos e passa ele próprio a tecer seu destino, instaura-se uma nova era – o Iluminismo.

( ) O aparecimento dos filósofos deu-se na Grécia. Esses pensadores eram responsáveis por uma “física” nascente e pela formalização da matemática e da geometria.

( ) Na Grécia, quanto ainda não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Quando se constituiu a aristocracia dos senhores de terras, de formação guerreira, os jovens da elite eram confiados aos preceptores.

( ) Para os gregos antigos, a concepção de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade repercutiu no ensino e nas teorias educacionais.

As afirmativas corretas estão contidas em:

V V F F

V V F V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com