TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Ensaios: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO:PEDAGOGIA

A DIVERSIDADE BRASILEIRA

2013

NOME:

A DIVERSIDADE BRASILEIRA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade e Diversidade no Contexto Educacional; Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico; Comunicação e Linguagem.

Prof.Okçana Battini;Fábio Luiz da Silva;Bernadete; Márcia Bastos;Lilian Salete A.M.Lima

2013

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO......................................................................1

DESENVOLVIMENTO................................................................2

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................6

BIBLIOGRAFIA...........................................................................7

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo. Falar sobre diversidade é tentar entender a variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, diversidade está diretamente ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intercessão de diferentes, ou ainda, na tolerância mútua. As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.

No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.

O conceito de diversidade é muito amplo e tem diferentes aplicações em vários ramos do conhecimento. A filosofia procura entender o pensamento humano a partir da diversidade de opiniões ou pontos de vista sobre os assuntos de seu interesse; a Antropologia cultura, procura entender a diversidade de hábitos, diferença no outro( chamada de alteridade); mas é no campo da cultura que a diversidade, por meio do multiculturalismo, apresenta-se como grande dos vários ramos do conhecimento. A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (Mistura De Culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais.

Existem várias organizações internacionais que trabalham para proteger sociedades e culturas, incluindo a Survival International e a UNESCO. A Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, aprovada por 185 Estados-Membros em 2001, representa o primeiro instrumento de definição de padrão internacional destinado a preservar e promover a diversidade cultural e o diálogo intercultural.

Diversidade Histórica

Fonte:www.canoinha.net/notícias

Festa junina - Origem, Comidas típicas e curiosidades.

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com